Ontem, 8 de abril de 2019, o Ministro da Defesa Jussi Niinistö decidiu que o Comando Logístico das Forças de Defesa Finlandesas permanecerá preparado para concluir o contrato do sistema de combate para as corvetas classe Pohjanmaa com apenas um concorrente, a Saab AB, Suécia, que obteve o melhor desempenho na comparação as cotações.
A decisão significa que, a partir de agora, haverá apenas um proponente e que a Atlas Elektronik e a Lockheed Martin Canada não participam mais do processo de licitação. O governo a ser nomeado após as eleições parlamentares tomará a decisão real de aquisição. A intenção inicial era tomar a decisão de aquisição sobre o sistema de combate em conexão com um contrato de construção naval em 2018, mas como o processo de licitação relativo ao contrato de construção naval demorou mais que o esperado, não foi possível proceder conforme o planejado.
Após a renúncia do governo, a decisão de aquisição relativa ao sistema de combate deverá ser tomada o mais rapidamente possível após a nomeação do novo governo. Devido ao atraso adicional, o Ministério da Defesa considerou que a decisão de continuar o processo de concurso com o proponente com melhor desempenho no processo é uma forma justa e equitativa de continuar o processo de aquisição, porque os proponentes enviaram as suas cotações finais e sua comparação foi concluída.
O objetivo é reduzir os riscos causados pelos prazos alargados e os impactos nos custos dos proponentes e da administração da defesa. O governo interino foi capaz de tomar a decisão com base nos fundamentos acima mencionados. O Gabinete do Chanceler da Justiça foi consultado sobre as competências do governo interino.
Uma vez que uma decisão de aquisição não foi tomada, os resultados de comparação, o contrato em negociações ou detalhes do sistema a ser adquirido não serão tornados públicos.
A licitação foi iniciada em 2017
O sistema de combate a ser entregue para as corvetas classe Pohjanmaa consistirá de armas, sensores, sistemas de comando e controle e sua integração em embarcações. O concurso preliminar foi enviado no verão de 2017 a três candidatos a fornecedores: Atlas Elektronik GmbH na Alemanha, Lockheed Martin Canada Inc no Canadá e Saab AB na Suécia. O processo licitatório, que foi realizado como processo de consulta, chegou à sua fase final em 2018. Todas as três empresas receberam uma solicitação de cotação em outubro de 2018, após a qual as cotações recebidas foram avaliadas e as negociações dos contratos foram conduzidas.
Juntamente com o contrato do sistema de combate, as corvetas da classe Pohjanmaa serão equipadas com torpedos, mísseis terra-superfície, um sistema de mísseis superfície-ar e canhões navais que serão removidos dos missile boats classe Hamina.
Saab
“A Saab ainda não assinou um contrato ou recebeu uma ordem relacionada ao programa Esquadrão 2020. O anúncio do Ministro da Defesa finlandês confirma nossa posição de provedor de sistemas de combate de classe mundial e esperamos continuar nosso relacionamento duradouro com a Finlândia”, disse Anders Carp, vice-presidente sênior e chefe da área de negócios da Saab.
Todas as embarcações atuais da Marinha finlandesa apresentam pelo menos um sistema da Saab, com a maioria dos navios operando vários sistemas da Saab. Em janeiro de 2018, a Saab foi selecionada para fornecer vários sistemas, incluindo o sistema de gerenciamento de combate 9LV e novos torpedos leves, para o programa de modernização de meia-idade dos missile boats classe Hamina da marinha finlandesa.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN
FONTES: MoD da Finlândia e Saab
Mais um contrato da SAAB na Finlândia… Não demora muito para os Gripen E/F.