A Saab recebeu um pedido de munição Carl-Gustaf® e sistemas AT4CS RS para forças armadas dos EUA. O valor do pedido é de US $ 81,8 milhões (Sek 812,7 milhões) e as entregas ocorrerão durante 2024.
A ordem de entrega é assinada dentro de um contrato-quadro de entrega indefinida, a quantidade indefinida (IDIQ) assinada em 2019 entre a Saab e o Exército dos EUA que permite que o cliente faça pedidos de munição Carl-Gustaf e os sistemas de armas de ombro AT4 de tiro único durante um período de cinco anos.
A munição Carl-Gustaf e os sistemas AT4 dentro desta ordem serão usados pelo Exército dos EUA, pelo Comando de Operações Especiais dos EUA (SOCOM) e pelo Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA.
“Estamos orgulhosos de fornecer ao Exército dos EUA, SOCOM e Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA com uma capacidade comprovada e eficaz do campo de batalha de classe mundial (anti-blindagem, antiestrutura, anti-pessoal e iluminação). Mais importante ainda, os sistemas de armas Carl-Gustaf e AT4 da Saab continuarão a fornecer aos combatentes uma capacidade significativa de superação letal ao envolver as forças de ameaças blindadas e desmontadas nos campos de batalha atuais e futuros”, disse Erik Smith, presidente e CEO da Saab nos EUA
O sistema Carl-Gustaf da Saab (designado Maaws nos EUA) tem um registro longo e comprovado com os militares dos EUA. O sistema recarregado e multiuso está em serviço nos EUA desde 1990 e um programa de registro para o Exército dos EUA desde 2013. Em 2018, o Exército dos EUA anunciou que adquiriria a versão mais recente da arma, o Carl-Gustaf M4 (M3A1 designado nos EUA).
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN