Apoiada pela Suécia, a Saab submeteu a sua proposta para o programa finlandês HX, da Agência Finlandesa de Aquisição de Defesa, do Comando Logístico e das Forças Armadas finlandesas.
A proposta é composta por 64 caças Gripen, tanto da versão “E” (monoplace) quanto da “F” (biplace), em resposta ao RFQ (Request for Quotation) emitido em Abril de 2018.
A Saab oferece uma solução com as mais recentes tecnologias disponíveis para uma ambiente operacional diferenciado. “As capacidades do Gripen são excelentes para as necessidades e exigências finlandesas. Com o Gripen, a Finlândia pode renovar sua frota de caças sem comprometer o número de aeronaves, devido a um verdadeiro e competitivo custo de ciclo de vida. A nossa oferta constitui uma importante contribuição para a capacidade operacional das Forças Armadas da Finlândia”, diz Jonas Hjelm, vice-presidente sênior e chefe da área de negócios da Saab Aeronutics.
Como parte da proposta, a Saab oferece substanciais pacotes de armas e sensores, bem como os equipamentos necessários e serviços associados para a perfeita operação do sistema, incluindo cooperação industrial, com o objetivo de criar um extensa capacidade para a Finlândia. A proposta também inclui transferência de capacidade em realizar manutenção, reparação e overhaul para a indústria local, com a produção das aeronaves e de um Centro de desenvolvimento na Finlândia.
De acordo com o planejamento, é esperado a decisão para 2021.
O programa Gripen E está progredindo de acordo com o planejado, com a produção em curso e entregas aos cliente a partir deste ano.
Cinco países operam atualmente o Gripen: Suécia, África do Sul, República Checa, Hungria e Tailândia. Suécia e Brasil adquiriram o Gripen E e o Brasil também o Gripen F. Além disso, o Reino Unido utiliza o Gripen no Empire Test Pilots School (ETPS) na formação de pilotos de prova.
FONTE e FOTO: Saab
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO:DAN
Senhor Nogueira , Grato por sua atenção , Abraços
Sim nos comparativos o Gripen levou vantagem sobre o F16 e o Gripen brasileiro será ainda melhor que o Sueco linha de montagem pois a Embraer vai aumentar a autonomia de vôo colocando mais um tanque de combustível vai melhorar os painéis de comando centralizando em um monitor só já que o Sueco vem com 3 monitores colocando apenas 1 maior facilita para o piloto esse avião tem excelente tecnologia de radares e armamento única desvantagem é ter um motor ao invés de 2 motores mas isso diminui os gastos também mas podem confiar é um dos melhores caças do mundo perde para uns 2 ou 3 só tenho certeza que nas mãos da FAB será dominante em nossos ares impondo grande respeito
Boa tarde , ! Sou Leigo nesse assunto ,
Se puder algum colega pode esclarecer ,se o GRIPEN E , é um Caça Superior aos F-16 Bloc -60 ?
Muito bom! Finlândia devia aceitar.