O campo de batalha está mudando. Com o advento dos drones, veículos aéreos não tripulados e outras armas avançadas, as ameaças transportadas pelo ar estão diversificando o tempo todo, e manter as unidades terrestres seguras é mais difícil do que nunca. O sistema móvel de defesa aérea de curto alcance da Saab (MSHORAD) é uma solução integrada ao veículo que pode identificar, combater e neutralizar ameaças aéreas de maneira rápida, eficaz e decisivamente.
O campo de batalha se tornou uma arena muito mais complexa, com uma série de ameaças com várias facetas e em constante expansão. Os avanços nos drones e tecnologias aéreas não tripuladas significam que essas ameaças são mais imprevisíveis e mais difíceis de parar do que nunca.
Este é o MSHORAD
Chegou a hora de uma solução Ground Based Air Defence (GBAD), que pode enfrentar esse desafio de frente. E essa solução agora está sendo desenvolvida e testada pela SAAB. É chamado de sistema móvel de defesa aérea de curto alcance, ou MSHORAD, para abreviar. É integrado ao veículo para obter a máxima mobilidade e flexibilidade e utiliza a tecnologia SAAB estabelecida.
O sistema de defesa aérea mais moderno e capaz do mundo
“O que estamos oferecendo aqui é o sensor de curto alcance mais moderno e capaz do mundo, combinado com o sistema de defesa aéreo mais moderno e capaz mais moderno e capaz”, explica Emil Holm, diretor de suporte técnico de vendas para sistemas de mísseis GBAD da Saab.
“E é baseado em tecnologia comprovada e madura”, acrescenta Paul Wooldridge, diretor de produtos da Saab, responsável pelo MSHORAD.
“A unidade de disparo móvel é baseada no RBS 70 NG montada na plataforma Trackfire servo da Saab, a unidade de radar móvel usa o radar comprovado Giraffe 1X, com capacidade de comando e controle fornecido pelo BM4CI da Saab.
“Conhecemos tudo isso muito bem. É tudo capacidade interna. Qualquer cliente pode vir à Saab e ter essa capacidade completa do MSHORAD entregue por um único contratado principal que possui as habilidades internas para entregar, pois não precisamos comprá-lo de terceiros.”
As vantagens do MSHORAD
Desenvolvido para o novo campo de batalha
Embora seja verdade que existem outros sistemas móveis de defesa aérea de curto alcance por aí, nenhum ainda foi atualizado, especificamente para enfrentar os múltiplos desafios da nova arena do campo de batalha como o produto da Saab. A vantagem do MSHORAD dA Saab é sua grande flexibilidade, como explica Paul Wooldridge:
“Temos um produto exclusivo, onde é possível remover o RBS 70 NG do veículo e implantá-lo em uma configuração de defesa aérea (MANPAD) portátil para fornecer recursos técnicos adicionais conforme a operação exigir”.
Flexível
“Por exemplo, se você quisesse esconder o veículo de alguma forma e implantar o Manpad, ou se RBS 70 NG foi necessário em cima de um edifício por algum motivo, é flexível para esses outros cenários”.
Detecção superior
A Giraffe 1x cobre todo o volume de pesquisa a cada segundo e detecta qualquer ameaça aérea, incluindo alvos pequenos, lentos, altos e baixos (drones).
Móvel
“A mobilidade do sistema, especialmente em curto alcance, é tudo se queremos derrotar. Sistemas de armas como drones ou helicópteros de ataque, que estão atacando as unidades terrestres que requerem proteção”, acrescenta Emil Holm.
Proteção
“O MSHORAD da Saab fornece proteção para unidades móveis e, é claro, o operador também, que, afinal, é a parte mais importante do sistema, porque o veículo oferece proteção balística aumentando a sobrevivência da operação e da tripulação. E não há tempo de inatividade com o nosso MSHORAD em comparação com um sistema fixo”, diz ele.
O próximo passo no projeto
O MSHORAD da Saab é um marco para a Saab. O próximo passo no desenvolvimento do projeto é continuar avaliando diferentes opções de capacidade para permitir que a Saab ofereça uma série de soluções para atender às necessidades do cliente.
“Estamos fazendo um bom progresso para alcançar uma capacidade que sabemos ser exigida por várias nações”, diz Paul Wooldridge.
Para Emil Holm, o MSHORAD é mais evidência da amplitude das capacidades da Saab.
“O que estamos mostrando agora, um sistema de defesa antiaérea terrestre, é apenas uma pequena proporção do que a Saab pode fazer como empresa. Trata-se de manter as pessoas seguras e aumentar drasticamente as capacidades de defesa.”
TRADUÇÃOE ADAPTAÇÃO: DAN