A Saab, juntamente com parceiros e universidades da indústria de aviação sueca, levará um projeto com o objetivo de estabelecer um roteiro técnico para a aviação sem fóssil. O projeto é apoiado pela agência de energia sueca e se concentra principalmente no mercado sueco e nórdico. A aviação sem fósseis é um grande desafio dentro da indústria da aviação e uma série de encruzilhadas para a tecnologia de aeronaves e a infraestrutura deve ser levada em consideração.
O projeto visa fornecer uma visão geral e equilibrada das opções disponíveis para alcançar o objetivo da aviação sem fósseis, através de uma série de soluções técnicas, o que poderia abrir caminho para a aviação sem fósseis nos próximos 25 anos. “Estamos felizes em poder contribuir com a experiência e o conhecimento da Saab da indústria de aviação dos últimos 80 anos. Juntamente com os outros parceiros, estamos ansiosos para descrever as possibilidades e desafios que enfrentamos na jornada em direção à aviação sem fósseis”, diz Ann-Kristin Adolfsson, chefe de estratégia na área de negócios da Saab Aeronautics.
O estudo fornecerá aos tomadores de decisão, insights valiosos sobre a aviação sustentável, apresentando soluções claras e transparentes baseadas em avaliações técnicas de transporte, o ecossistema nacional e infraestrutura, bem como alvos de sustentabilidade e bem-estar social e econômico. “Embora uma série de relatórios de pesquisa sobre a aviação elétrica e o biocombustível tenha sido publicado, não houve estudos comparativos que tenham uma visão mais ampla sobre soluções técnicas voltadas para o mercado nórdico. Este projeto fornece uma possibilidade única de posicionar o know-how da aviação da Suécia na vanguarda, ao mesmo tempo em que fornece uma empresa firme e roteiro para futuros investimentos de pesquisa sueco na aviação sem fósseis”, diz Christopher Jouannet, engenheiro sênior de design avançado na área de negócios da Saab Aeronautics e gerente do projeto de aviação sem fósseis.
O projeto é uma colaboração entre empresas de aviação e universidades suecas. Saab e GKN aeroespacial estão participando do lado da indústria, enquanto a Universidade de Tecnologia da Universidade de Linköping e Chalmers representam a academia. O Centro de Pesquisa Aeroespacial Sueco da Rede de Pesquisa (SACC) está apoiando o trabalho, bem como a distribuição dos resultados. A transparência é um valor fundamental dentro do projeto e os relatórios, dados e publicações serão divulgados e acessíveis para a comunidade de pesquisa. O projeto também funcionará com representantes da Innovair, Svenskt Flyg (Swedish Aviation) e Cluster Aeroespacial Suécia.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN