A Suécia e a França manifestaram o desejo de reforçar a sua cooperação em defesa no âmbito de uma nova parceria estratégica assinada em 30 de janeiro, durante a visita de estado do presidente francês, Emmanuel Macron, à Suécia. A defesa antitanque e a defesa aérea foram identificadas como áreas prioritárias para cooperação.
Neste contexto, foi dado um novo passo importante na relação entre os dois países. No dia 31 de Janeiro, Micael Johansson e Eric Béranger, CEOs da Saab e da MBDA respectivamente, manifestaram a sua vontade de apoiar este processo nos domínios da defesa antitanque e aérea, duas capacidades identificadas como particularmente críticas para as forças armadas de ambos os países, especialmente no contexto de conflitos de alta intensidade. Assinaram Cartas de Intenções para reforçar a cooperação entre as suas empresas nestes dois domínios, no Fórum Empresarial organizado na presença das mais altas autoridades francesas e suecas.
“A proximidade entre a Saab e a MBDA reflete-se na nossa cooperação ao longo de muitos anos e o aprofundamento e ampliação disso através destas Cartas de Intenções é muito bem-vinda. Fazer isto aqui em Estocolmo, durante a visita de Estado do Presidente Macron à Suécia, é um símbolo de como dois governos europeus trabalhando juntos podem facilitar a indústria no fortalecimento da nossa segurança colectiva”, disse Micael Johansson, Presidente e CEO da Saab.
Eric Béranger, CEO da MBDA, disse que “Este é um novo passo em nossa parceria de longa data com a Saab. Somos ambos líderes mundiais nos domínios antitanque e de defesa aérea e combinaremos a nossa experiência para fornecer as melhores capacidades para as forças armadas no campo de batalha. A assinatura destas Cartas de Intenções é mais uma prova de que a cooperação está no cerne dos valores da MBDA.”
A cooperação no campo antitanque resultou num foco inicial no AKERON MP. Um primeiro contrato foi concedido à Saab e à MBDA pela DGA ( Direction Générale de l´Armement), a entidade contratante francesa, e pela FMV (Försvarets Materielverk). Isto permitirá reunir a experiência da Saab e da MBDA no domínio antitanque, a fim de apoiar a escolha das forças armadas suecas e francesas do sistema de armas AKERON MP no curto prazo. Isto também permitirá a implementação de um roteiro de capacidades conjuntas para desenvolver novas funcionalidades associadas, em particular, ao disparo para além da linha de visão, e também para preparar o míssil para enfrentar a futura geração de alvos que chegarão ao campo de batalha. Este roteiro manterá a posição da AKERON MP como arma de referência no seu campo e uma ferramenta indispensável em conflitos de alta intensidade.
A Saab e a MBDA são parceiras de longa data, desde a cooperação no programa de mísseis ar-ar Meteor e no míssil de cruzeiro TAURUS, bem como no consórcio europeu MARSEUS que visa fornecer uma União Europeia soberana na capacidade de disparo de mísseis “Line-Of-Sight”.
FONTE: Saab
Muito bom.