Por Tim Martin
Fareham, Reiro Unido – A Saab comemorou a adição de uma segunda linha de produção do radar de vigilância aérea de curto alcance Giraffe 1X após inaugurar formalmente uma unidade de fabricação de última geração em Fareham, sudeste da Inglaterra.
O novo local, que também dará suporte aos radares militares britânicos em serviço fornecidos pela Saab e abrigará a família de veículos robóticos subaquáticos Seaeye da empresa, foi inaugurado na terça-feira por Jonathan Reynolds, secretário de negócios do Reino Unido.
O fabricante tomou a medida pouco convencional de antecipar a demanda pelo Giraffe 1X ao iniciar a produção do radar 3D Active Electronically Scanned Array (EASA) na nova linha sem garantir pedidos adicionais do Reino Unido ou de exportação.
Em 2023, Londres encomendou 11 dos sistemas sob dois contratos avaliados em 264 SEK (US$ 25,6 milhões). Esse lote foi produzido em Gotemburgo, Suécia.
Não está claro quando exatamente uma nova encomenda britânica chegará. Reynolds disse aos repórteres que, devido à Revisão Estratégica de Defesa (SDR) em andamento, “não é uma pergunta fácil” para o Secretário de Defesa do Reino Unido, John Healey, responder, dadas as “pressões” que seu departamento enfrenta sobre o planejamento de equipamentos.
“Eu realmente acho que há tremendas oportunidades de exportação para o setor de defesa do Reino Unido”, acrescentou Reynolds.
O Ministério da Defesa do Reino Unido planeja publicar o SDR na primavera em meio à pressão da OTAN e de legisladores locais para abordar urgentemente as vulnerabilidades e lacunas de capacidade da defesa aérea diante da guerra da Rússia contra a Ucrânia.
“Na verdade, estamos fabricando o Giraffe 1X na linha de produção de Fareham por especulação, em vez de contrato por contrato”, para atender às necessidades do mercado, disse o CEO da Saab, Michael Johansson.
Ele explicou que há uma “enorme demanda” pelo sensor, que já foi implantado na Ucrânia, observando que a segunda linha de produção era necessária para aumentar a capacidade e fornecer uma “cadeia de suprimentos regionalizada”.
Projetado para ser usado como um ativo móvel ou fixo, o radar Giraffe 1X pode rastrear aeronaves de asa fixa, helicópteros, drones, foguetes e morteiros, em um alcance de 120 km.
Um representante do Exército Britânico disse à mídia que o sensor pode detectar até 800 alvos.
Ele pode servir como sensor primário dentro de um sistema Very Short Range Radar (VSHORAD) ou como uma solução autônoma Counter-UAS (C-UAS), de acordo com a Saab.
A literatura da empresa também descreve que a combinação do peso do radar, abaixo de 150 kg, e seu “consumo de energia muito baixo” significa que ele pode ser equipado em “qualquer tipo de plataforma móvel ou estrutura fixa”.
O sensor também pode ser integrado em uma caminhonete do tamanho de uma picape como um Compact Radar Module (CRM), revelado pela primeira vez pelo fabricante no ano passado na feira comercial Eurosatory.

Permitindo tempos de implantação mais rápidos, a solução oferece um alcance de 75 km, mas aumentará ao longo do tempo por meio de aplicativos de aprendizado de máquina baseados em software, disse Andy Taylor, chefe de desenvolvimento de negócios e vendas do Reino Unido na divisão de vigilância da Saab.
Em um nível mais amplo, o Reino Unido já tem uma base de radares Saab, incluindo sistemas de localização de artilharia Taipan de última geração, entregues no ano passado, e radares terrestres Giraffe Agile Multi Beam (AMB), em serviço desde 2010.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN
FONTE: Breaking Defense