Para garantir o sucesso das suas operações, a força aérea deve contar com uma complexa teia de atividades de apoio, uma delas, é a capacidade de realizar manutenção das aeronaves, sempre que necessário, garantindo assim a disponibilidade dos meios desdobrados, para que estejam prontos para o emprego operacional.
A Saab está oferecendo o Gripen E para a Índia, considerando que esse seja o caça perfeito para os seus requisitos. A maior disponibilidade e confiabilidade operacional, recuperação mais rápida e requisitos de suporte mínimo que elevam as taxas de surtidas, permitindo aos comandantes, realizarem as operações mais exigentes com o mínimo de recursos.
Os complexos desafios de segurança que a Índia enfrenta hoje, faz com que a sua Força Aérea possa ser empregada em operações a partir de locais remotos, mobilizando os recursos necessários para manter o equipamento em bases avançadas e preparar as unidades para as operações.
Uma força aérea deve ter a flexibilidade, e capacidade, de acomodar rapidamente o seu caça em um hangar e ser capaz de executar uma ampla gama de atividades de apoio. Isso garante que o avião estará pronto para cumprir a próxima missão, mesmo em locais agressivos, isoladas e longe das áreas desenvolvidas. A criação de um ambiente estável e seguro é vital para o sucesso da missão e, principalmente, da segurança do pessoal.
Todas as operações da Força Aérea exigem manutenção das aeronaves
Para se operar em ambientes remotos, é imperativo que existam recursos de manutenção adequados para garantir a disponibilidade das aeronaves, e a prontidão para a missão em todos os momentos.
“A Força Aérea da Suécia tem utilizado o conceito de capacidade de manutenção destacável em várias missões, bem como durante exercícios internacionais conjuntos. Com o Saab Deployable Aircraft Maintenance, é possível realizar tarefas de manutenção preventivas e corretivas, com um bom nível organizacional na base operacional desdobrada. Os requisitos de concepção e manutenção mínima, a tornam ideal para uso semi-permanente, seja para complementar ou mesmo substituir as instalações estacionárias em bases principais”, disse Christoffer Rashdan, Diretor de Desenvolvimento de Negócios em Suporte e Serviços da Saab.
O Gripen foi projetado, originalmente, para realizar um desdobramento flexível com o mínimo de logística. Isto se deve ao fato da política adotada pela Força Aérea sueca durante a Guerra Fria, para operar a partir de um número de bases dispersas em todo o país. Assim, é possível manter o mínimo de recursos humanos, sistemas de suporte e peças de reposição, porém sem abrir mão da alta prioridade.
“Devido à sua pequena necessidade de logística e capacidade de ser implantado rapidamente, aliado ao Deployable Aircraft Maintenance, estas operações são apoiadas de forma dispersa, fora de suas bases. Isto significa que o Gripen e o nosso conceito de manutenção destacável, são uma combinação perfeita”, conclui Christoffer Rashdan.
Deployable Aircraft Maintenance
A instalação compreende um hangar de manutenção de aeronaves e containers equipados para servir como oficinas, instalações de armazenamento de peças de reposição e equipamentos de apoio, salas para os piloto, vestiários e escritórios para o planejamento de manutenção e da missão. Além disso, pode ser utilizada também a camuflagem multiespectral Barracuda, que oferece proteção às instalações e aeronaves, contra os sensores utilizados nos modernos teatros de operação.
FONTE, FOTO e ILUSTRAÇÕES: Saab
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN