Por Luiz Padilha
Nesta edição da LAAD Defence & Security 2015, a Saab irá apresentar um “Mock-Up” em tamanho real do caça Gripen NG para todos os visitantes da feira.
Em seu stand, haverá um simulador do Gripen NG com uma novidade: O painel WAD – Wide Area Display, que a FAB selecionou para seus 36 Gripens.
Todos os visitantes poderão “voar” no futuro caça da FAB, com o painel de tela única desenvolvido pela AEL no Brasil. Com este painel, os futuros pilotos da FAB contarão com a mesma tecnologia que os pilotos do caça americano F-35, estão conhecendo agora.
Posso estar errado ,mas o ITA é isso uma instituição de ensino, forma profissionais, e faz pesquisa de base em algumas áreas , mas não é uma empresa,o ITA forma profissionais para atuarem em outras instituições, essas sim de pesquisa aplicada como o INPE.Com certeza engenheiros FORMADOS no ITA participaram,mas a participação direta do ITA seria mais difícil,eu acho.
Está ficando bom o bichinho heim…
E porque o ITA deveria ter alguma participação?
O ITA deveria ter participação ,porque ele é o Instituto Tecnológico de Aeronáutica, uma escola superior que desenvolve tecnologia e forma os futuros engenheiros e demais profissionais que irão desenvolver e criar as expertise brasileiras no setor aeroespacial !
Se formos analisar a sua não inclusão no Programa FX é uma falta tremenda de visão estratégica, pois as tecnologias compradas a Saab não devem ficar restrita apenas as empresas que participam do programa, elas devem ser difundidas nos institutos e faculdades brasileiras, devem ser uma riqueza acadêmica nacional !
Nós temos que democratizar o saber, pois o saber restrito a um pequeno grupo fica muito vulnerável ,correndo sério risco de se perder, veja o exemplo do acidente VLS que vitimou a maioria dos cientistas aeroespaciais brasileiro !
Então meu caro Luiz Fernando , o ITA deveria participar para absorver e transmitir todo o conhecimento que nos sera repassado pelo Programa FX, para que o mesmo não se perca, e que também evolua !
na realidade o ita tem alguma participação nesse caça?
Por que o ITA não está participando do desenvolvimento da tela?
Boa pergunta Paulo Moraes !
O protótipo do caça que é bom nada até agora não há muita diferença do GRIPEN C/D para o NG eles não estão criando um caça novo como exemplo Rafale , F35. O Gripen NG é um aperfeiçoamento dos modelos anteriores.