Em relatório anual, a Saab apresenta os resultados para 2021. Entre janeiro e dezembro do ano passado, a empresa registrou crescimento e forte geração de fluxo de caixa.
Principais destaques do 4º trimestre de 2021:
· Volume de pedidos totalizando SEK 12.218 milhões, com robusto crescimento de pedidos pequenos e médios de 41% e 50%, respectivamente. A carteira de pedidos atingiu SEK 105 bilhões (100);
· Vendas somaram SEK 11.943 milhões (12.491), ainda impulsionadas pela alta atividade do setor de defesa, enquanto o setor de aviação civil manteve o fraco desempenho;
· EBITDA registrou alta, totalizando SEK 1.587 milhões (1.229), equivalente a uma margem de 13,3% (9,8). EBITDA também registrou melhora em relação ao EBITDA ajustado, de 1.544 milhões no 4º trimestre de 2020, com margem de 12,5%;
· A receita operacional atingiu SEK 1.076 milhões (766), com margem de 9,0% (6,1). A margem operacional avançou em comparação à receita operacional ajustada de 8,8% no 4º trimestre de 2020.
· Fluxo de caixa operacional foi de SEK 1.522 milhões (2.901) no trimestre e SEK 3.276 milhões (2.773) no ano.
· O Conselho de Administração propôs a distribuição de dividendos relativos 2021 no valor de SEK 4,90 (4,70) por ação.
· Projeções para 2022: crescimento orgânico de cerca de 5%, aumento da receita operacional entre 8-12% e fluxo de caixa operacional positivo para 2022, porém menor do que o registrado em 2021.
Declaração de Micael Johansson, Presidente e CEO da Saab:
Em 2021, fortalecemos nossa plataforma para o crescimento futuro ao mantermos a expansão do nosso volume de pedidos. Isso aconteceu apesar de o programa HX de caças na Finlândia ter preferido as capacidades dos EUA em detrimento da robusta oferta sueca. Com foco consistente na melhora da execução e eficiência de projetos, atingimos nossas metas para 2021. Registramos alta de 11% nas vendas, crescimento do lucro, correspondendo a uma margem operacional de 7,4%, e continuamos a gerar forte fluxo de caixa positivo pelo segundo ano consecutivo. Comparado a 2020, os indicadores financeiros da Saab não foram impactados por itens que afetaram a comparabilidade em 2021.
A demanda por nossos produtos continuou alta no quarto trimestre, com crescimento dos pedidos pequenos e médios de 41% e 50%, respectivamente. O volume de pedidos foi excepcionalmente forte na Suécia e Europa no trimestre. Isso contribuiu para nossa carteira de pedidos, que atualmente totaliza SEK 105 bilhões (100). Os principais pedidos no trimestre foram o contrato de novos equipamentos Gripen E com a Suécia, diversos pedidos pelo sistema Carl-Gustaf, incluindo a munição de última geração para a Suécia, e um contrato de lançamento do novo radar G1X no segmento de defesa aérea.
As vendas caíram 4% no quarto trimestre, em linha com nossas projeções. As áreas de negócios Aeronautics e Kockums registraram crescimento, enquanto Dynamics e Surveillance tiveram queda nas receitas de vendas. As vendas diminuíram em Surveillance principalmente devido aos altos volumes relacionados ao GlobalEye no 4º trimestre de 2020, enquanto um padrão de vendas mais uniforme em 2021 impactou a área de Dynamics.
Pensando no futuro, nossos focos principais continuarão sendo aproveitar o máximo possível do mercado forte, entregar nossa carteira de pedidos e empreender esforços para recuperar a estabilidade do negócio de aviação civil. Para o ano de 2022, a expectativa é de crescimento orgânico das vendas de cerca de 5%.
A receita operacional atingiu SEK 1.076 milhões (766) no trimestre, equivalente a uma margem de 9,0%. Embora as vendas no trimestre tenham sido menores, o desempenho operacional ajudou a alcançar uma margem bruta melhor. Para 2022, nossa expectativa é de crescimento contínuo e maior eficiência, o que sustentará o crescimento do lucro. Projetamos crescimento do EBIT entre 8% e 12% no exercício 2022.
O fluxo de caixa operacional no trimestre foi de SEK 1.5 bilhões (2.9). Para o ano, o fluxo de caixa operacional foi positivo, alcançando a marca de SEK 3,3 bilhões (2,8), principalmente devido ao EBITDA maior e fluxo de caixa proveniente de pagamentos expressivos durante o ano. Nos próximos dois anos, estimamos que o fluxo de caixa operacional continue positivo, porém mais baixo do que em 2021. Com base nos resultados financeiros e nas perspectivas futuras da Saab, o Conselho propõe um aumento dos dividendos relativos a 2021 para SEK 4,90 (4,70) por ação.
Os riscos relacionados à pandemia global ainda estão presentes, e há um risco contínuo de escassez de recursos e na cadeia de fornecimento. Enfrentamos os desafios de maneira proativa, criando novas formas de trabalhar, que desenvolvemos e implementamos durante a pandemia. Assim, mitigamos em grande parte o impacto em nossos negócios. Continuamos cautelosos em nosso planejamento e mantemos um diálogo estreito com nossos fornecedores para mitigar possíveis impactos futuros.
Estamos agilizando nossa agenda de sustentabilidade e acreditamos firmemente que os recursos de defesa e segurança são pré-requisitos para a paz, segurança e estabilidade. Somos lembrados disso especialmente em tempos nos quais as tensões geopolíticas e ameaças à segurança têm aumentado. Nosso compromisso com a sustentabilidade tem como base a missão da Saab de manter as pessoas e a sociedade em segurança. Além disso, contribuímos com a comunidade global mantendo nosso foco nas principais metas da ONU para o desenvolvimento sustentável identificadas na nossa estratégia.
Durante o período, avançamos ainda mais em nosso trabalho de gestão de riscos de sustentabilidade e decidimos implementar a Política de Vendas Responsáveis. A Saab assumiu o compromisso de trabalhar com futuros desafios de sustentabilidade, incluindo a promoção de ações corporativas sobre o clima com base na definição de Metas Científicas e na divulgação de informações com transparência. Estou confiante de que esta jornada contribuirá para a geração de valor no longo prazo para todos os nossos públicos de relacionamento.
Por fim, gostaria de agradecer aos nossos mais de 18 mil funcionários pelo compromisso e trabalho duro em 2021, um ano com desafios, mas também com êxitos.
Para os pseudo brasileiros defensores do discursinho politicamente correto e da lacração segue “””Estamos agilizando nossa agenda de sustentabilidade e acreditamos firmemente que os recursos de defesa e segurança são pré-requisitos para a paz, segurança e estabilidade. Somos lembrados disso especialmente em tempos nos quais as tensões geopolíticas e ameaças à segurança têm aumentado. Nosso compromisso com a sustentabilidade tem como base a missão da Saab de manter as pessoas e a sociedade em segurança. Além disso, contribuímos com a comunidade global mantendo nosso foco nas principais metas da ONU para o desenvolvimento sustentável identificadas na nossa estratégia.””” Traduzindo chumbo neles a qualquer custo seja ambiental/politico/financeiro kkkkkkkk, Cadê a dona GRETA nessas horas, não que estejam errados, muito pelo contrário estão certos em defender seus interesses e o interesse de sua nação (comercial), errado estão os pseudo brasileiros aqui que adotam o discursinho da fantoche da Greta dentre outros manipuladores contra nosso país, só colei e copiei para que alguns pseudo brasileiros que não querem a verdade entendam como é o mundo e parem de ter atitudes covardes contra nosso país como foi aquela história da Amazônia em chamas, seus hipócritas, não que vá mudar a opinião desse pessoal que sofreu uma lavagem cerebral pois no fundo sabem a verdade, mas preferem ser massa de manobra de nações e organizações hostis ao Brasil contanto que seja contra a posição de quem está no poder, esses pseudo brasileiros são uma vergonha para o Brasil.