Empresa de defesa e segurança Saab apresenta seus resultados de 2015.
Mensagem do Presidente e CEO, Håkan Buskhe:
Forte crescimento em 2015
Nos últimos anos, a Saab investiu fortemente no desenvolvimento de suas tecnologias líderes mundiais e no estreitamento de suas relações com mercados importantes, através de uma nova organização global de vendas, além de implementar medidas de aumento da eficiência em toda a companhia. Isso levou à melhora da estrutura organizacional, ao desenvolvimento de um sólido portfólio de produtos e a um volume recorde de pedidos. O crescimento das vendas em 2015 demonstra a assertividade destes esforços.
Mercado desafiador
Ao longo do ano, o mercado de segurança e defesa foi afetado por grandes mudanças no cenário geopolítico, eventos políticos e a situação econômica global. Apesar de o mercado continuar desafiador, o interesse pelos produtos e serviços da Saab tem aumentado, já que eles atendem à demanda por funcionalidade e eficiência de custos.
Nível histórico da carteira de pedidos
Ao final do ano, a carteira de pedidos somava MSEK 113.834 (60.128), o que é quatro vezes superior às vendas anuais. Em 2015, a Saab recebeu diversos grandes pedidos, dentre eles o de caças Gripen pelo Brasil, submarinos A26 pela Suécia e sistemas de vigilância aérea pelos Emirados Árabes (UAE). Além disso, o volume de pedidos pequenos e médios teve aumento de mais de 30%.
Em 2015, a receita atingiu MSEK 27.186 (23.527), um aumento de 16%. O crescimento orgânico da receita foi de 11%. Todas as áreas de negócio registraram crescimento. O aumento deve-se principalmente à área de negócios Aeronautics, após o pedido de caças Gripen pelo governo brasileiro e o pedido de um sistema de segurança aérea recebido em novembro de 2015. O pedido teve um impacto positivo sobre as vendas das áreas de negócios Electronic Defence Systems e Support and Services no quarto trimestre, com o reconhecimento do trabalho de preparação como receita na assinatura do contrato.
O lucro operacional atingiu MSEK 1.900 (1.659) no ano, com margem operacional de 7% (7,1). No quarto trimestre, o lucro operacional foi influenciado positivamente pelo reconhecimento de receitas de grandes projetos, conforme mencionado anteriormente, e por grandes entregas pela área de negócios Dynamics.
O fluxo de caixa operacional foi de MSEK -500 (-1.197) no ano e MSEK 653 (753) no quarto trimestre. O fluxo de caixa foi impactado positivamente por pagamentos de parcelas relacionadas ao Gripen pelo Brasil e ao submarino A26 pela Suécia.
No início de 2016, a posição de liquidez está fortalecida pelo importante progresso alcançado nos projetos e pagamentos de parcelas. Com isso, espera-se um fortalecimento do balanço patrimonial, com a dívida líquida chegando a zero, dependendo do nível de atividade, no primeiro trimestre de 2016.
Forte alicerce para o desenvolvimento futuro
Em um mundo marcado por incertezas, a alta eficiência e o menor lead time são condições indispensáveis para atender às necessidades dos clientes. Nosso foco é na execução de grandes entregas que temos pela frente nos próximos anos. Adicionalmente, aprimoramos nossos esforços para aumentar a eficiência da companhia. Como parte deste trabalho, em 1º de janeiro deste ano foi implementada uma reorganização que culminou na dissolução da área de Security and Defence Solutions, cujas atividades foram migradas para outras áreas de negócios. Simultaneamente, seguimos aprimorando nossos esforços de vendas em mercados selecionados e aumentando o volume de pedidos pequenos e médios.
Em 2015, a Saab continuou investindo na renovação de produtos, principalmente nas áreas de radares e sensores e no âmbito do importante programa T-X, que visa desenvolver a aeronave de treinamento do futuro em parceria com a Boeing. Este trabalho deve continuar em 2016.
O lucro diluído por ação foi de SEK 12,79 (10,78).
O Conselho de Administração propôs a distribuição de dividendos relativos a 2015 no valor de SEK 5,00 por ação (4,75).
Projeções para 2016:
· Em 2016, esperamos crescimento da receita em linha com o objetivo financeiro de longo prazo da Saab: crescimento orgânico anual da receita de 5%.
· A margem operacional em 2016, excluindo itens não recorrentes, deve permanecer em linha com 2015.
Destaques financeiros
DIVULGAÇÃO: MSLGROUP Publicis Consultants
Resumindo:
O parceiro vai indo bem…agora resta saber se EMB & Cia, saberão aproveitar esta parceria realmente verdadeira.
CM