Por Nikolai Litôvkin
A ideia é torná-lo a arma de maior longo alcance das forças especiais do mundo, com o uso de balas hipersônicas. Servirá a todos os ramos das Forças Armadas.
A poucas horas de carro de Moscou, fica a pequena cidade de Tarusa, onde um predinho de um andar exibe uma placa com a inscrição Lobaev Arms. À primeira vista, parece um edifício comum, mas atrás de suas portas está uma fábrica que produz alguns dos mais poderosos fuzis de precisão do mundo.
Ali, no início de junho de 2020, começou a produção do primeiro fuzil de precisão do mundo capaz de atingir alvos a uma distância de 6 a 7 km (o recorde atual de 4.217 km também pertence à empresa Lobaev Arms, com seu fuzil SVLK-14 Sumrak). O novo desenvolvimento, designado DXL-5, será a única arma que permitirá a agentes destruir um inimigo além da linha do horizonte do atirador em pé.
O desenvolvedor, Vlad Lobaev, explica que, do ponte de vantagem de uma colina ou do segundo ou terceiro andar de um prédio de apartamentos (uma elevação de aproximada de 10 metros), o campo de visão é superior a 11 km. Quanto mais alto o ponto de vista, mais distante a linha do horizonte.
O que se sabe sobre o DXL-5
O DXL-5 é uma versão ideológico e tecnologicamente avançada do fuzil SVLK-14S, que foi apelidado de Sumrak (Crepúsculo) devido a seu poder macabro.
“O Sumrak é feito sob medida, como uma Ferrari ou Porsche, para conhecedores de armas de alta precisão e atiradores profissionais que competem em longa distância”, disse à Russia Beyond Iúri Sinitchkin, engenheiro-chefe da Lobaev Arms.
O Sumrak foi construído para cartuchos .408 CheyTac (10.3×77 mm), que saem do cano a uma velocidade superior a 900 m/s. Além disso, um novo tipo de munição com carga de pó está sendo desenvolvido para o DXL-5, que permitirá que a bala voe a cinco ou mais vezes a velocidade do som (superior a 1.500 m/s).
Segundo os especialistas, isso é necessário porque uma bala voando a 900 m/s chega ao alvo após oito segundos, dando ao inimigo tempo para escapar; para tanto, o novo fuzil de alta precisão precisa de munição que voe a não menos de 1,5 km/s.
“Tal projétil pode perfurar metal com 3 cm de espessura. Imagine o que aconteceria se atingisse um ser humano? Nenhuma proteção ajudaria”, destacou o engenheiro.
O futuro cartucho destina-se a destruir inimigos usando uma armadura de proteção de sexta classe (a mais resistente). Essa armadura pode ser furada apenas por um fuzil antitanque da Segunda Guerra (como o antitanque semiautomático Simonov de 14,5 mm) ou algo semelhante em termos de potência – mas não de alcance ou precisão.
O DXL-5 que deve quebrar o recorde mundial está sendo desenvolvido como item de colecionador único, semelhante a um carro de luxo. O modelo padrão também operará a distâncias mais longas, de aproximadamente 5 km.
“O treinamento de agentes para matar terroristas a uma distância de 2-2,5 km exigirá pelo menos 2 a 3 anos. Nosso rifle transformará a eliminação de longo alcance de inimigos em uma tarefa rotineira e a simplificará ao extremo. Esse era realmente o objetivo: tornar operações profissionais mais eficientes e fáceis”, completou Lobaev.
Devido ao lockdown imposto pela covid-19, os testes de fábrica do novo DXL-5 estão sendo transferidos do outono para o inverno de 2020. Assim que o novo rifle provar eficácia e capacidade técnica, uma comissão especial será convidada para os ensaios.
Os desenvolvimentos da Lobaev Arms não são classificados como ultrassecretos e, ao contrário do AK-12, esses fuzis podem ser adquiridos individualmente e colocados em serviço com qualquer unidade. A aparência da versão militar do DXL-5 e o custo a compradores estrangeiros só serão divulgados ao público no início de 2021.
FONTE: Rússia Beyond
1
Sou mais o estilingue de Davi, que derrubou golias,ao menos sei que é verdade.
Me pergunto para que se dar trabalho para traduzir um texto que contém somente mentiras. Não estou somente escrevendo isso porque não gosto dos russos, mas porque sei que Sao mentirosos.
Algumas verdades. O “Enginheiro” russo alega que recorde de tiro pertence arma russo, pura mentira. Onde este “recorde” foi feito? Atiraram em que? Quem viu isso?
Atual recorde pertence um canadense membro de Joint Task Force 2. Distância 2,2 milha aproximadamente 3540 m. Isso sabe qualquer um que se interessa no assunto. Arma usada para este tiro McMillan Tac-50. Nunca ouve, nada sobre um recorde que foi feito com arma russa. Alguém sabe? Escreva sobre isso, onde, quem e como.
Segundo. Quem passou pelo exército, melhor quem atirou da arma de precisão sabe que maioria dos tiros são feitos para distância não superior de 1500 m, maioria são em torno de 800 -1000 m. Isso já nececita um excelente conhecimento do atirador, anos do treinamento, ect. Mas soldados russos após de 3 anos de treinamento já atingem alvos nas distâncias iguais/superiores de 2000 m. São verdadeiras “máquinas de guerra”. Tiros acima de 2000 m são considerados excepcionais no mundo inteiro exceto na Rússia.
Co está arma, “melhor do mundo” poderão atirar em alvos localizados além do horizonte, só precisam subir num Taipei 101 ou qualquer outro Burj Khalifa. A não ser que também voa puder atirar além do horizonte igual um obuseiro. Mas na Rússia tudo está possível. Nem vou falar sobre vento, poluição ou movimento rotativo da terra. E mais importante movimento do alvo.
Somente mais uma questão. Um projétil atual de arma de precisão atinge velocidade entre 800 – 900 m/s. Para um projétil atingir quase dobro desta velocidade precisa ser mais pesado. Pelo menos terá dobro do peso. O que significa que vai perder velocidade proporcionalmente 2x mais rápido do que atual amunicao. O que significa que não atingirá alvo numa distância de 6000 m com velocidade suficiente de penetração, mas na Rússia teúdo está possível, vão montar os motores miniaturizado ou reatores nucleares para projétil não perder velocidade.
Somente isso. Padilha para que escrever sobre uma coisa que não existe, e nunca vai existir na forma que está sendo apresentada? Qualquer um sabe que as informações russas sobre equipamentos militares produzidos neste país nunca correspondem verdade, lembrando Pak Fã, Pak Da, Kindzal, Armata, Bumierang, S-300, 400 é claro os famosos porta aviões.
Tempo perdido, um conto de mil e uma noite sobre Ali Baba e 40 ladroes.
Iwan Kowalski, vou pontuar para você 2 coisas.
Primeiro, nada foi traduzido pelo DAN, pois a notícia está disponível no site do Russia Beyond.
Segundo, nós não temos como afirmar que a arma existe ou não e vc também não tem como.
Por mais incrível que ela possa parecer, seja bravata ou não, eu apenas reproduzi o que eles publicaram.
Entendo sua posição e vc tem todo o direito de achar que os russos são mestres em produzir engodo.
O DAN vai continuar trazendo as notícias que saem pelo mundo.
Padilha. Me expressei mal. Não se trata da tradução em sentido desta palavra. Queria questionar publicação. Site e teu então você publica o que quer.
Sobre vericidade do assunto, além deste enginheiro ningeum nem você nem eu e nem qualquer outra pessoa conhece, ou ouviu sobre está arma. Falta de publicações, comentários, ect. Então podemos quase com certeza afirmar que isso é mentira. Além deste site ninguem publicou nada, nem comentou algo. Por isso tenho certeza que não existe ou vai existir futuramente. Russos tem muitos projetos que anunciam. Futuramente eles não estão sendo realizados ou pela incapacidade técnica ou aparecem totalmente diferentes com parâmetros inferiores. Depois russos explicam que isso é um projeto transitório que será aprimorado e ainde será melhor do que no anúncio. Olha para famoso Su 57. Nos últimos 20 anos apareceram versões deste produto, que não parecem diferentes do que primeiro protótipo mas russos persistem que daqui um ano vai ser uma arma milagrosa, que vai surpreender todos.
Entendo sua posição. Vamos aguardar para ver se isso funciona.
tbm estou em duvida, vamos colocar vc , a uma distancia de sete quilometros, e mandar bala, e vamos acabar com essa duvida cruel. kkk
Sem problema. Topo. Ainda se você seja atirador e vai atirar desta arma. Combinado? Ignorância transbordando.
TMJ. Tudo que foi dito é de um obscurantismo medonho. Eu fico imaginando o recuo deste fuzil. Atirador não vai aguentar tanto coice assim. Kkkkk.
4.217km o cara tem que atira do espaço para atingir tal distancia.