Carro Automatizado Instrumentado para Perícia, Observação, Resgate e Ataque a Artefatos Suspeitos e Cargas Perigosas
O Projeto CAIPORA trata-se de um robô com características inovadoras no que compete a detecção, manuseio e desativação de artefatos suspeitos e cargas perigosas, como também, apropriado para operar como ferramenta investigativa, logística e preventiva para ações que possibilitem risco de incidente ao ser humano.
O CAIPORA é composto por um robô base (plataforma) e dois mini-robôs de reconhecimento e observação. O robô base possui um braço articulado, sistema de radiotransmissão multimeio, tecnologia de tolerância a falhas, câmeras com zoom e com infravermelho, sistema de iluminação e tem estrutura preparada para acoplar outros acessórios. Os mini robôs – um aéreo e outro terrestre multiterreno – tem tecnologia de comunicação sem-fio com o robô base ou via GPRS, e sistema de câmera.
O CAIPORA é um dos produtos desenvolvidos pela Armtec Tecnologia em Robótica em associação com a Synergy Defesa & Segurança (financiamento do FINEP). O robô foi um dos destaques do WSTM 2013, realizado no QG do Exército Brasileiro em Brasília, na última semana.
CAIPORA armado com fuzil M-16A2. Nessa configuração, o robô pode ser usado para acessar furtivamente um área fechada e executar um tiro de misericórdia controlado a distância, abrindo caminho para a ação de Forças Especiais
>
Principais Características Gerais:
Pode operar mesmo em caso de tombamento; Multiterreno; Multifuncional (acoplamento de mini robôs e braço robótico à sua estrutura); Sistema de tração por esteiras; Dimensões para permitir o acesso ao interior de prédios; Capacidade para subir escadas de até 35°; Autonomia de 2h à 4h; Controle via rádio frequência com alcance de até 3km em campo aberto; Carga útil de até 30 kg; Velocidade de até 2 km/h.
>
Principais Características do Braço:
Alcance do braço robótico de até 1m; Capacidade de carga do braço robótico estendido: até 10kg; Permite posicionar a garra sob veículo cuja altura do solo seja a partir de 20 cm.
O CAIPORA lado a lado com seus primos pesados do Batalhão de Blindados e Batalhão Anfíbio de Fuzileiros Navais na Ilha do Governador, RJ (Todas as fotos via Armtec Tecnologia em Robótica)
<
Ola tenho um projeto semelhante que esta em fase de testes como faço para entrar em contato com vocês?
SURPREENDENTE que uma empresa brasileira já possua um BOT remoto ARMADO !!!
Só falta agora fazer sua REreadaptação para usar o fuzil IA-2 da Imbel ao invés de usar um fuzil americano…
Este fuzil foi comprado para desenvolver o BOT remoto ou veio junto com um produto americano similar que foi “nacionalizado” com o dinheiro da FINEP ???
Até parece que eu nasci ontem…
Ficou muito bom esse robozinho e ainda por cima anda armado hahaha!