No início de setembro a Base Naval do Rio de Janeiro recebeu as duas embarcações de PEAD (Polietileno de Alta Densidade), modelo R-75 encomendadas a Rhino Defense voltadas ao lançamento de barreiras para contenção de óleo.
As embarcações seguiram o padrão de qualidade de construção da Rhino já apresentado em reportagem anterior (vide link https://www.defesaaereanaval.com.br/defesa/rhino-defense-recebe-visita-tecnica-da-marinha-do-brasil-empresa-vai-entregar-duas-embarcacoes-a-bnrj-em-outubro).
A embarcação modelo R-75 da Rhino é apropriada para o transporte, lançamento e tracionamento de barreiras de contenção de óleo derramado, dpossui casco rígido construído em Polietileno de Alta Densidade – PEAD, planante em forma de “V” na popa, oferce melhor navegabilidade em situações de mar revolto, com propulsão hidrojato movida a diesel
Está aquisição ampliará a capacidade da Base Naval do Rio de Janeiro de previnir e combater eventuais incidentes envolvendo vazamentos de óleo no mar.
A Rhino Defense, pioneira na fabricação de embarcações de PEAD no Brasil, possui a capacidade de realizar soldas de altíssima qualidade que transforma a embarcação fabricada em uma peça única ampliando a segurança e qualidade de seus produtos. Além disso é a empresa nacional que fabrica embarcações no cinza naval, cor das embarcações da Marinha do Brasil.
A sua propulsão em hidrojato permite que as embarcações possam manobrar e atravessar as barreiras sem impecilhos, tornando este tipo de operação mais segura.
No recebimento das embarcações foram conduzidos testes que atestaram a adequabilidade e qualidade das embarcações adquiridas.
Importante saber que mercado para este tipo de embarcações não é monopólio de uma única empresa. Um mercado competitivo é a melhor solução. Grata surpresa saber que a Rhino pode produzir nas cores da MB. Esperamos sucesso dessa opção que segundo o artigo foi a pioneira em fabricação de embarcações em PEAD.