O MoD (Ministério da Defesa britânico) assinou um contrato para modernizar a frota de MBT (Main Battle Tank) do Exército britânico. Ao todo, 148 MBT Challenger 2 serão atualizados com o armamento principal de cano liso de 120 mm da Rheinmetall, juntamente com uma estrutura de torre completamente nova, incluindo uma arquitetura de sistema digital de última geração. Fazendo parte do Projeto de Extensão de Vida do Challenger 2 do Exército Britânico, ou LEP, o programa de modernização está prestes a converter este MBT testado e comprovado no novo Challenger 3, mantendo-o em serviço por décadas.
O programa, recentemente anunciado em Telford (Reino Unido), ocorrerá durante o período de 2021-2027, e o contrato está avaliado em cerca de €770 milhões (£665 milhões).
O canhão de cano liso L55A1, de última geração da Rheinmetall, colocará o Challenger modernizado na vanguarda da tecnologia de MBT da OTAN. O Challenger 3 será um MBT digital habilitado para rede com letalidade insuperável e capacidade de sobrevivência muito melhorada no campo de batalha. Ele será capaz de disparar cartuchos de energia cinética Rheinmetall 120 mm (atuais e futuros) e munições multifuncionais programáveis. Combinado com a mais recente tecnologia de controle de fogo e sistemas de sensores, isso aumentará significativamente a eficácia de combate do veículo, resultando em um poder de fogo incrivelmente preciso.
Grande parte do trabalho de atualização será realizado no Reino Unido, na planta Rheinmetall BAE Systems Land (RBSL) em Telford, West Midlands. A empresa possui uma rica herança, tendo entregue os primeiros MBT Challenger 2 ao Exército Britânico há mais de 25 anos. A RBSL é uma joint venture entre a Rheinmetall e a BAE Systems, com a Rheinmetall Landsysteme GmbH detendo 55% das ações.
A RBSL trabalhará junto com subcontratados de todo o Reino Unido, dando um impulso econômico às suas várias localidades. O trabalho será dirigido da fábrica da RBSL em Telford, com suporte técnico dos especialistas em blindagem pesada da empresa em Telford e nas instalações da RBSL em Washington, perto de Newcastle, no nordeste da Inglaterra.
O programa de modernização manterá os empregos de alto nível existentes no Reino Unido e criará vários novos. Em particular na RBSL, o programa Challenger manterá cerca de 200 funcionários, incluindo 130 engenheiros altamente qualificados e 70 técnicos. Nos próximos cinco anos, a RBSL oferecerá oportunidades de emprego e treinamento para mais de 60 estagiários, além disso, na cadeia de abastecimento britânica, cerca de 450 empregos serão mantidos ou criados novamente.
O programa assegura a base nacional de capacidades do Reino Unido em termos de tecnologia de defesa e especialização em engenharia e oferece a perspectiva de desenvolvimento de novos produtos e mais oportunidades de exportação.
Challenger 3
O novo veículo será armado com a mais recente cano liso L55 de alta pressão de 120 mm, que dispara projéteis de subcalibre KE e munição multifuncional programável, oferecendo maior precisão e poder de penetração, e o sistema de arma possui tecnologia de controle de fogo de última geração.
Uma nova estrutura de torre, incluindo sistemas de sobrevivência aprimorados, garante a proteção máxima da tripulação. As miras ópticas principais melhoram a aquisição de alvos e a capacidade de rastreamento do comandante e do atirador.
Além disso, graças às novas arquiteturas física, eletrônica e elétrica, esta solução oferece potenciais de crescimento adicionalmente significativos para as próximas décadas.
RBSL
Localizada exclusivamente no Reino Unido, a RBSL é uma joint venture independente co-propriedade da Rheinmetall e BAE Systems, na qual a Rheinmetall Landsysteme GmbH detém uma participação de 55%. Fundada em 2019, a empresa, no entanto, tem laços de longa data com o Exército Britânico: as empresas predecessoras da RBSL desenvolveram e forneceram muitos dos blindados atualmente em serviço com as Forças Armadas de Sua Majestade, entre eles Vickers Defense Systems, que desenvolveu e entregou o Challenger 2 em 1994.
Eu não compreendo é a questão do motor. A imagem menciona que vão realizar somente melhorias no motor (que actualmente tem 1200cavalos de potência). Ora para uma viatura que pode chegar ás 80 toneladas com as blindagens adicionais, a sua mobilidade que já não é muito boa irá ser pesadamente afectada. Outros países já usam motores de 1500 cavalos e estudam opções mais potentes.
Segundo a RBSL, o peso total vai passar de 65 ton (Challenger 2) para 66 ton (Challenger 3).
Eu estava a me basear no peso mencionado na Wikipedia, que dizem que pode chegar ás 80 toneladas mas duvido que tal peso seja atingido (a não ser em situações muito específicas). 80 toneladas é um abuso. 66 toneladas faz bastante mais sentido e se actualizarem a força propulsora como o Diogo Lima disse, vai finalmente ficar uma viatura muito mais rápida e agil.
Espera-se uma atualização separada do powerpack que incluirá o MTU883 mais a transmissão Renk.
Sobre a nova torre
A torre foi desenvolvida do zero pela RBLS pois a torre do Leopard 2 era incompatível com o anel do casco do Challenger2.
A RBLS construirá a nova torre no Reino Unido, essa nova torre poderá ser exportada para futuras modernisacões de operadores do Leo2 ou Chall2.
As novas miras do Challenger3 serão do mesmo padrão do blindado Ajax do Exército Britânico, fornecidas pela Thalles UK.
*O Challenger3 contará defesa ativa israelense.
*Os canhões L55A1 serão fabricadas Alemanha.
Não entendi muito bem o canhão raiado não era o ponto forte do Challenger, tanto que abateu um dos velhos tanques do Iraque a mais de 4 Km.
Apesar desse grande feito do Challenger 1 na Guerra do Golfo, imbatível até hoje. O grande trunfo Challenger 1 e 2 sempre foi sua blindagem pesada, agora com o canhão L55 terá o melhor dos dois mundos… super armadura mais o melhor canhão de 120mm no mundo e sistemas de combate de última geração.
O Reino Unido vai ficar com aproximadamente 250 Challenger 2 em estoque, sem uso.
Mesmo número de Leo 1A5 que o EB comprou anos atrás.
Já foi noticiado que o plano é modernizar 116 Leo 1A5.
Para equipar os 4 RCC precisamos de pouco menos de 250 MBT.
E para equipar os 4 RCB precisamos de 112 MBT.
Temos ai uma opção: Adquirir 250 Challenger 3 para os 4 RCC e passar os 116 Leo 1A5 Modernizados para os 4 RCB.
O que já era fino de garagem agora vai ficar do “K”- alho, sou suspeito pra falar do Megatron assim como do T-90 MS !!!