A Saab apresenta seus resultados para o ano de 2017
Mensagem do Presidente e CEO, Håkan Buskhe:
Forte aumento de novos pedidos e crescimento continuado
Em 2017, a evidente tensão geopolítica levou a um aumento dos gastos com defesa e segurança na maior parte do mundo. Ao mesmo tempo, tornou-se ainda mais importante entregar sistemas eficazes em pouco tempo.
A demanda e interesse pelos produtos e soluções líderes mundiais da Saab permaneceu alta. Em 2017, a Saab fortaleceu sua posição de mercado, ao mesmo tempo em que melhorou sua eficiência operacional.
Foram estabelecidas diversas parcerias internacionais importantes, que fortalecem o posicionamento local em diversos países. Na Polônia, por exemplo, a Saab escolheu a Nauta Shiprepair Yard para a construção de uma embarcação de Inteligência de Sinal de finalidade especial para a Marinha da Suécia. Na Austrália, esforços focados no mercado levaram ao anúncio de que a Saab fora selecionada pelo governo local para fornecer a interface tática da frota de nove Fragatas Future da Marinha Real Australiana.
Novos pedidos
O ano de 2017 foi muito bom para a Saab. Importantes pedidos foram recebidos por diversas áreas e a carteira de pedidos cresceu 41%, atingindo SEK 30,8 bilhões (21,8). Os pedidos foram recebidos pelas áreas de Sistemas Aéreos de Alerta e Controle, e suporte e manutenção do Gripen C/D, entre outras. Recebemos ainda pedidos importantes para o desenvolvimento de produtos de última geração, entre eles o pedido da Suécia para o desenvolvimento e produção da próxima geração de mísseis anti-navio e uma nova embarcação de inteligência de sinais. O número de pedidos de médio porte também cresceu, o que é gratificante, uma vez que temos mantido há algum tempo o foco local nos diversos mercados onde atuamos, visando o crescimento da base onde operamos.
Ao final do ano, a carteira de pedidos atingiu SEK 106,8 bilhões (107,6)
Aumento das vendas e da receita operacional
Todas as áreas de negócio registraram aumento de receita, enquanto o crescimento orgânico de receita foi de 10% no ano.
A receita operacional atingiu MSEK 2.155 (1.797), acompanhada de margem operacional de 6,9% (6,3%). Em 2017, diversos projetos de aumento da eficiência foram implementados na companhia, onde nos concentramos, por exemplo, na otimização de processos funcionais. Em 2017, registramos aumento da rentabilidade principalmente nas áreas de negócios Dynamics e nas operações relacionadas ao Sistemas Aéreos de Alerta e Controle e operações de suporte.
Em 2018, manteremos o foco no aumento da eficiência, um fator importante no objetivo de longo prazo da Saab de alcançar margem operacional de 10%.
O fluxo de caixa operacional atingiu MSEK 1.388 (2.603), com o recebimento pela Saab de pagamentos maiores relativos a etapas de grandes projetos ao longo do ano.
O lucro diluído por ação foi de SEK 13,10 (10,60).
Projeção para 2018
Em 2018, esperamos crescimento da receita em linha com o objetivo de longo prazo da Saab: crescimento orgânico anual de 5%.
A margem operacional em 2018, excluindo itens não recorrentes relevantes, deve melhorar em relação a 2017, trazendo a Saab para mais perto de sua meta financeira de registrar margem de 10% em um ciclo de negócio.
FONTE e FOTOS: Saab
A Embraer ainda não publicou os resultados de 2017, mas tem números 5 vezes melhores. A Saab recuperou a margem de 6,3% para 6,9. Considerando que é um negócio que opera focado em defesa parece bom. Comparado com a margem de 16% da aviação regional da Embraer e quase 1/3 da margem operacional da empresa brasileira. Nada bom.
A geração de caixa caiu 46,7% comparada com 2016. É muito. Empresa que perde quase 50% da geração de caixa em um período tão curto tem problemas.
A recuperação do lucro Ebit se deu no inicio de 2017. O ultimo trimestre do ano mostrou queda de 17%. Negócio que perde quase 20% de lucros tem problemas.
O CEO vai ter que se coçar em 2018.
Se os americanos vieram com 7 bilhões para levar a Embraer com números 5 vezes melhores que a Saab imagino que com 2 bilhões se compra esse negócio sueco.
Quando a GM vendeu a divisão de automóveis por 900 milhões avaliou que a Saab precisava de investimentos de mais de 1 bilhão para ser salva. Os americanos disseram que a Saab não é um negócio para o futuro ou que projeta baixos lucros. Como todo negócio europeu.
Pode ser bonitinha. Pode montar bons produtos de defesa. Mas não mostra solidez.