A MBDA recebeu do Ministério da Defesa do Reino Unido (MoD) um contrato avaliado em £ 550 milhões para a produção do sistema de mísseis SPEAR, conhecido no Reino Unido como SPEAR3, é um míssil de cruzeiro em miniatura.
O SPEAR será a principal arma de ataque de médio a longo alcance da aeronave de combate F-35 do Reino Unido, permitindo derrotar alvos desafiadores, como sistemas móveis de defesa aérea de longo alcance em alcances além do horizonte (Over-The-Horizon), em quaisquer condições de clima e em ambientes altamente contestados.
Os lançamentos guiados de SPEAR terão início dentro de 18 meses de um caça Eurofighter Typhoon, com a produção de mísseis e lançadores começando em 2023. O novo contrato segue a implementação bem-sucedida do contrato de fase de desenvolvimento de armas para o SPEAR, celebrado em 2016, e a contratação de integração de SPEAR no F-35 em 2019.
Éric Béranger, CEO da MBDA, disse que “a MBDA está muito satisfeita por receber este contrato, ele é o resultado de muitos anos de trabalho árduo de nossa equipe de engenharia, altamente dedicada e qualificada. Armas de isolamento, habilitadas para rede e de enxame são uma parte fundamental da visão da MBDA, e o SPEAR está liderando o caminho com essas tecnologias. É a arma mais avançada tecnicamente de seu tipo”.
Me dá uma leve impressão de que o caça F-35 foi feito para exportação, e que os caças F-22 é que são os legítimos utilizados pela força aérea dos EUA.
Qual dos dois é o melhor Guilherme, o F-22 ou o F-35?
Com uma capacidade de até 8 mísseis SPEAR 3, que podem ser transportados em um F-35 Bravo. Uma ou duas aeronaves podem causar um belo ataque por saturação em um sistema de defesa aérea ou em uma corveta, por exemplo.
É o AVMTC inglês é o Matador deles, com 300 Km de alcance igual ao nosso.
KKKKKKKKKKKKKKK.
Nossa, é a mesma coisa mesmo! Idêntico! Com certeza a espionagem britânica deve ter tido algum acesso ao nosso míssil. Deveríamos cobrar royalties dessa empresa!!!
Bem parecido com o MICLA-BR , a Avibras é parceira da MBDA, muito provavelmente houve troca de ideias ou alguma parceria.
Cara, por favor, leia o que você está escrevendo!
O tal do Micla, descendente do eterno projeto Matador, plataforma com mais de mil quilos e cinco metros de comprimento. O SPEAR pesa cerca de 100 kg e tem 1,80 de comprimento.
O míssil de cruzeiro britânico com dimensões parecidas com o sumidouro de orçamento da Avibras é o Storm Shadow, projeto do final dos anos noventa. Não há evidência nenhuma de parceria!