Haifa, Israel, 17 de março de 2025 – A Rafael Advanced Defesce Systems Ltd. e a Elbit Systems Ltd. receberam um contrato para fornecer um Sistema de Controle e Lançamento de Decoys Navais (DCLS) de ponta para proteger as novas fragatas dos países europeus da OTAN. O contrato, com execução prevista para um período de quatro anos, inclui a entrega de sistemas para 5 embarcações. O acordo faz parte de um programa conjunto entre a RAFAEL e a Elbit e fornecerá uma solução integrada de ambas as empresas, apresentando o DCLS estabilizado DESEAVER MK-4 operacional de última geração da Elbit, juntamente com uma gama de contramedidas de decoys de ponta da RAFAEL.
As contramedidas de decoys (iscas) passivas e ativas da RAFAEL foram projetadas para neutralizar efetivamente ameaças como os buscadores avançados de mísseis anti-navio (ASM). A família de contramedidas passivas de RF e IR da RAFAEL, como BEAM TRAP, SMOKE TRAP e WIZARD, passou por uma atualização recente significativa com a adição do decoy ativo C-GEM, desenvolvido especificamente para combater os ASMs adversários mais ameaçadores.
O DESEAVER MK-4 Countermeasure Dispensing System (CMDS) da Elbit é uma solução avançada de Guerra Eletrônica (EW) marítima projetada para combater efetivamente cenários complexos de ataques de mísseis. O sistema faz parte do conjunto EW integrado avançado da Elbit, que permite alta consciência situacional na arena marítima e a capacidade de combater várias ameaças. A combinação dos recursos de ECM do conjunto com o sistema de decoy do lançador aprimora as capacidades de defesa do navio contra diferentes ameaças.
O sistema integrado dispara vários tipos de rodadas de decoy de vários lançadores para combater ameaças simultâneas, posicionando-o como a quarta geração de sistemas de distribuição de EW navais que aprimoram as capacidades de defesa antimísseis de morte suave.
O sistema consiste em lançadores estabilizados, capazes de implantar decoys selecionados por algoritmos antimísseis de forma rápida e precisa. Ele suporta o lançamento de decoys passivos e ativos e é totalmente integrado a outros sistemas de combate de navios. A solução permite a transição de sistemas de lançamento de decoys fixos para o DESEAVER MK-4, aumentando significativamente a capacidade de sobrevivência da embarcação em cenários de combate modernos.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN
FONTE: Elbit Systems
Enquanto aqui no Brasil o contrato de fornecimento dos obuseiros ATMOS corre o risco de ser cancelado por razões meramente ideológicas no restante do mundo a indústria bélica israelense segue celebrando excelentes contratos. Segundo o SIPRI a indústria bélica israelense ocupou a 8º posição entre as maiores do mundo respondendo por 3,1% do comércio global de armas, sem dúvida um atestado da excelência dos seus produtos.