TEL AVIV, 3 de fevereiro de 2021 – Na exposição Aero India 2021, a Rafael Advanced Defense Systems Ltd. estará revelando uma nova variante de seu sistema de armas ar-superfície SPICE 250, com a adição de um motor turbojato integrado.
A nova variante batizada de SPICE 250 ER (Extended Range) é baseada no menor modelo da família SPICE, que inclui os kits de orientação SPICE 250, SPICE 1000 e SPICE 2000. O SPICE é um sistema de armas ar-superfície autônomo e isolado que ataca alvos com grande precisão e com altos volumes de ataque, independentemente da navegação GPS, com base em seus algoritmos de inteligência artificial (AI) de correspondência de cena eletro-ótica autônoma.
O SPICE 250 ER incorporará um motor turbo-jato em miniatura com um sistema de combustível interno JP-8/10, fornecendo à arma um alcance de pelo menos 150 km, mantendo o mesmo sistema de planejamento de missão, interfaces de aeronaves e operação da tripulação.
O SPICE 250 usa uma interface comum de aeronave e um sofisticado Smart Quad Rack (SQR) que simplifica o esforço necessário para a integração da aeronave. Quatro armas SPICE 250 são carregadas em cada SQR. O SPICE 250 pode ser montado diretamente em estações de armazenamento de aeronaves de ataque leve, graças ao seu pequeno tamanho e peso leve.
O SPICE 250 ER possui a forma externa idêntica ao da variante de deslizamento usando todas as interfaces de aeronave e SQR existentes, permitindo o mesmo carregamento. A variante de alcance estendido também apresenta os mesmos recursos da variante de voo planado, incluindo o recurso ATR (Reconhecimento Automático de Alvo) recentemente revelado, Aquisição Automática de Alvo (ATA) e modos de homing Detecção de Alvo em Movimento.
O recurso ATR recém-revelado é uma inovação tecnológica, permitindo que o SPICE 250 ER aprenda com eficácia as características específicas do alvo antes do ataque, usando IA avançada e tecnologias de aprendizado profundo.
Antes ou durante o vôo, o tipo de alvo, localização e características de ataque são definidos para cada arma, seja pelo planejamento de missão automatizado ou pelo piloto. As armas voam em direção aos alvos, usando seu INS para navegação inicial. Ao se aproximar da área do alvo, as armas usam seus modos ATA e ATR para detecção e reconhecimento dos alvos e ponto de mira preciso. Cada arma atinge o alvo predefinido, de forma autônoma ou com um humano em paralelo, auxiliado pelo algoritmo ATR.
A combinação do aumento da carga de variantes do SPICE 250, os métodos de homing exclusivos para vários cenários e o alcance estendido permitem um alto volume, capacidade de ataque de precisão autônomo contra vários tipos de alvo, com danos colaterais muito baixos garantidos e a um custo -ponto de preço eficaz.
SPICE é comprovado em combate e em serviço operacional com vários clientes internacionais.
Alon Shlomi, VP, chefe da diretoria de sistemas ar-superfície de Rafael: “O SPICE é comprovado em combate, com benefícios e realizações operacionais excepcionais. Esta capacidade futura oferecerá aos usuários a combinação única de um sistema comprovado em combate com um estado inigualável de tecnologias de ponta, aproveitando as vantagens da infraestrutura existente, sem a necessidade de uma nova integração.O alcance significativamente aprimorado permitirá aos pilotos maior manobrabilidade operacional, segurança e garantia de missão.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN
FONTE: Rafael Advanced Defence Systems
Na prática isso as transforma em mísseis de cruzeiro de baixo custo visto que partem de uma bomba Mk.82 convencional. Quem não gostou muito disso são os prepostos da teocracia fascista iraniana que estão na Síria pois é mais uma opção de arma para cair em suas cabeças…rs!
“O SPICE 250 usa uma interface comum de aeronave e um sofisticado Smart Quad Rack (SQR) que simplifica o esforço necessário para a integração da aeronave. Quatro armas SPICE 250 são carregadas em cada SQR. O SPICE 250 pode ser montado diretamente em estações de armazenamento de aeronaves de ataque leve, graças ao seu pequeno tamanho e peso leve.”
150 Km de alcance, uma arma leve ar-superfície ER, fácil integração. Ta aí uma boa arma para integrar nos nossos Gripens e A-1M.
espetacular, essa arma e’ equivalente ao SPEAR britanico e na sua versao basica ao SDB americano. A FAB tera essa nova opcao agora, ja que nao sera necessario nova integracao e a SPICE 250 basica sera integrada ao Gripen.
Será que a FAB vai se interessar por essa versão? Já que a mesma já comprou as SPICE 250 padrão.