A Saab recebeu um pedido da Marinha dos Estados Unidos (US Navy) para fornecer o Sea Giraffe AMB Multi Mode Radar (MMR) para o USNS Hershel “Woody” Williams (ESB 4) do Navy’s Expeditionary Sea Base (ESB). O contrato também inclui o sistema de combate 9LV, reforçando a consciência situacional, bem como a capaciade de identificação amigo ou inimigo (IFF).
Em 2017, os Estados Unidos selecionaram o Sea Giraffe MMR para a nova classe de Offshore Patrol Cutter da US Coast Guard (USCG).
O Sea Giraffe MMR é um radar 3D electronically scanned phased array, que fornece alta potência de radiação, forma de onda selecionável e moderno processamento de sinal de forma consistente para alcançar alto desempenho em vários ambientes marítimos. “O Saab Sea Giraffe MMR irá reforçar a capaciade do U.S. Military Sealift Command, fornecendo total consciência situacional em uma ampla gama de missões, incluindo as de guerra Expedicionária. Nossos radares navais agora estão selecionados a bordo de cinco classes de navios da US Navy, isso demonstra que a Marinha continua confiando na Saab como forte parceiro e fornecedor de radares. Estamos orgulhosos da USN confiar em nossos radares e no sucesso da missão em todo o espectro do ambiente marítimo e suas operações”, disse Erik Smith, presidente e CEO da Saab defesa e segurança nos EUA.
O trabalho será realizada durante o período de 2018-2020 na Saab em Gotemburgo, na Suécia, e em Siracusa, nos EUA.
O radar Saab Sea Giraffe AMB, que tem a designação AN/SPS-77 nos Estados Unidos, é utilizado nos LCS da Classe Independence. A Saab também vem desenvolvendo um derivado do AN/SPS-77 conhecido como AN/SPN-50, para atender as necessidades de controle de tráfego aéreo para o U.S. Naval Air Systems Command.
FONTE E FOTO: SAAB