No dia 16 de março, em continuidade às atividades de construção do Submarino Riachuelo (SBR-1), que faz parte do Programa de Desenvolvimento de Submarinos da Marinha (Prosub), foi realizado o embarque do módulo de manuseio e armazenamento de torpedos no interior da seção de proa.
Este é o primeiro equipamento de grande porte embarcado, responsável por receber os torpedos a bordo e posicioná-los nos berços. Quando no mar, esse sistema retira os torpedos dos berços e municia os tubos de torpedos.
Realizada no prédio principal da Unidade de Fabricação de Estruturas Metálicas, em Itaguaí (RJ), a ação ocorreu dentro do prazo programado e representa um marco industrial importante na fase de embarque de equipamentos da construção dos submarinos. Ainda para este ano estão previstas a continuidade da fase de integração e posterior transferência das seções para o Estaleiro de Construção, mantendo-se a perspectiva de lançamento do Submarino Riachuelo em julho de 2018.
FONTE: MB
Espero que os SSKs classe Tupi aguentem até que o último classe Riachuelo encomendado esteja operacional. Quanto ao SubNuc, só daqui a 50 anos, e olhe lá…
Prezado Wellington………nao eh so para a frente q se caminha …..no caso Brasil e FAs o caminhar eh lateral e em mais vezes ainda eh para tras qddo ate o caranguejo q vai de lado consegue seguir em frente. Este otimismo disseminado eh o pior fator de analise atualmente neste pais, falta a indignacao e o bom senso na maioria das vezes. Qdo nao se fazem criticas construtivas, emitimos um sinal perigoso ao conjunto da sociedade e aos governantes. Nos ultimos 15 anos nao tenho lido ou visto qualquer boa noticia q ajude a nossa nacao a dar um salto a frente e os resultados ai estao em todas as camadas da sociedade e das instituicoes…..falencia geral e isso vai levar mais uns 15 anos para concertar se comercarmos imediatamente.
Sds
Bacana!!! É pra frente que se anda.
Seria ótimo uma matéria detalhada a respeito. Mostrando todas as partes do submarino (não falo de detalhes sigilosos, mas de noções gerais) e todas as etapas construtivas (ah, primeiro tem que fszer parte tal, depois monta o motor, etc).
Talvez até com vídeo.
Como a marinha tem a coragem de divulgar que a construção está no prazo? Pelo cronograma original era para o Riachuelo ser entregue ano passado, mas não, ainda será lançado ano que vem! Não deixa de ser uma boa notícia, porém atrasada por causa desses governos inúteis.
Mas Fernando, esses problemas que vc disse são dignos de serem cobrados mesmo, é nosso dinheiro que está sendo mal usado. Mas ao mesmo tempo também partilho de sua crítica no sentido de que realmente tem os do contra que só participam nesses momento de crise para se aproveitar da situação, mas na hora de comentar sobre o progresso da obra somem, ou se aparecem é só para criticar por criticar.
Bueno, acho que deve se priorizar o que é mais importante nos momentos iniciais da obra, como esse encaixe dos berços, não o seu acabamento. Embora a construção naval moderna pinte os cascos ainda na primeira fase da construção, parece não ser o caso dos submarinos. Além disso a pintura só deve ser feita no estaleiro.
Me corrijam se eu estiver errado por favor, essa estrutura branca que predomina na primeira e segunda foto que adentra a seção da proa não seria somente um gabarito que dá sustentação aos (04) tubos de torpedos, ou faz parte do conjunto todo, desculpem minha ignorância !
Apenas proteção na instalação
Toda e qualquer info q venha da MB, por mais positiva q deva parecer ainda nao carece de elogios…….neste caso Sub so vou acreditar em algo qdo for colocado na agua e mesmo assim ainda nao estara operacional em 2018…………..SubNuc……vixeeeeeee ta subindo no telhado qualquer previsao futura eh pura especulacao……………parabens aos otimistas, mas a situ economica ainda nem chegou perto do fundo, muita agua ainda vai rolar debaixo da ponte……..
Excelente noticia em época de artigos essenciais subirem mais de 50%. Que sirva de exemplo de que é possível. Enquanto isto no outro lado do Rio, mesmo com a pá de cal no NAE a marinha rasga dinheiro com a modernização dos A4. Vendam pra Argentina! na marinha por muito tempo serão apenas asas rotativas.
Boa notícia, pena que a foto não mostra a grandeza da obra como um todo.
Deveria ter mais fotos.
Quem sabe em 2018, não saia nada a respeito das fragatas para a MB.
Parabéns DAN, a tempos aguardo uma noticia dessa,!!!
Que coisa. Se fosse noticia ruim, atraso, abandono, problema tinha centenas de comentários aqui no blog. Triste hem.
Ótima noticia.
Não dão uma mão de tinta no casco antes de cobri-lo com os equipamentos? ou este fundo vermelho já é suficiente para proteger de corrosão?
Como está a situação do submarino nuclear?
Como é o tanque de lastro desse modelo de submarino
Sensacional. Grande passo. Poderia a Marinha postar mais fotos.
E sensacional,obrigado ao autor da reportagem.