A Marinha avançou em mais uma etapa do Programa de Desenvolvimento de Submarinos (PROSUB). No início do mês de abril, a Nuclebrás Equipamentos Pesados S.A. (NUCLEP) concluiu a entrega a Itaguaí Construções Navais (ICN) das duas seções de vante do casco resistente do S-BR2, o Submarino “Humaitá”.
O casco resistente do SBR-2 é o primeiro, com tecnologia francesa, integralmente produzido no Brasil. A prontificação das seções S3 e S4 marca o início de uma série de entregas programadas que será concluída até o final deste ano.
O programa prevê o projeto e a construção de uma infraestrutura industrial e de apoio à operação de submarinos; a construção de quatro submarinos convencionais; e o projeto e construção do primeiro submarino com propulsão nuclear brasileiro.
FONTE: CCSM
Estou com o Ribeiro… essa “crise” é mais política do que econômica, assim a oposição conseguindo o que eles querem, que é arrancar a Dilma de lá as coisas tendem imediatamente a se normalizar…
No entanto a coisa não é tão simples… o Prosub pode ser dividido em duas partes, a 1ª são os 4 Scorpenes e a 2ª é o Sub nuclear. A primeira já passou do ponto de não retorno e deverá ser levada adiante até o fim, até porque não ameaça e nem incomoda ninguém, já a segunda não é bem assim…
O Prosub é realmente um plano de ESTADO e não de GOVERNO, mas depende da aprovação do GOVERNO para sobreviver a certas pressões externas que recaem sobre o Brasil…
Deve haver uma clausula em contrato com a DCNS que obrigue o cumprimento do contrato até o fim prevendo multas que impossibilitem e inibam o descontinuamento do programa (pelo menos da primeira parte) de modo que desistir agora seria um prejuízo muito maior do que concluí-lo mesmo que comprovadas irregularidades… poderá sim sofrer atrasos (o que é normal no Brasil) mas cancelamento está descartado.
Já no que tange ao SNBr, este sim corre risco de cancelamento… se não houver investimento no desenvolvimento do reator, que até agora só existe em projeto, ficaremos apenas com um casco inacabado… e para que haja investimento na construção do reator é necessário vontade política, e é justamente aí que entra a parte do entreguismo e das boas relações do Brasil com os “amigos” do Norte, contrários a isso, coisa esta que varia de governo para governo, e o pior é que este governo que está por vir faz bem mais o tipo “Yes Sir”, do que o que está saindo…
Eu não entendo o motivo da MB não divulgar nada da construção do primeiro submarino todas as seções já foram entregues começaram fazer o recheio a coisa deve está veia por lá para não divulgar nada.
Muito boa notícia, esperada e prova que vivemos mais o que dizem do que de fato acontece. As coisas estão andando. KC, FX, Prosub e faltam prosuper etc. Mas nesta crise geral está indo melhor que o esperado. Parabéns ao Dan.
Senhores,
Antes de ter que deletar comentários, favor evitar os de cunho político, conforme o item 4 da nossa regra de conduta. (http://www.defesaaereanaval.com.br/regras-de-conduta/)
Agradeço a cooperação.
Senhores, vamos deixar o assunto da Lava-Jato para quem de direito. OK? Esse assunto é político e não é o foco do post.
Obrigado pela compreensão!
Padilha poderia me dizer ou informar o link sobre as características de nossos submarinos faz tempo que tenho esta curiosidade mas nunca achei nada sobre o assunto, obrigado.
Aqui mesmo no site vc pode ver em nossa página de artigos, as informações sobre os SBr e o Subnuclear
Obrigado, achei as reportagens e comecei a ler mas ainda estou com dúvidas pois não tenho muito conhecimento de sub’s seria bom ter uma comparação, seria possível fazer uma matéria sobre o assunto mais voltada aos leigos como eu, desde já agradeço pela tenção dispensada a minha pessoa, eu estou começando a acompanhar o site diariamente e estou adorando.
https://www1.mar.mil.br/prosub/
Simceramente? Nessa quebradeira que estamos (e que não tem a menor previsão de quando acaba), e com a lava jato chegando na odebretch e nos contratos militares, a MB pode se dar por contente se conseguir finalizar estes dois. Duvido que passe desse número (se é que não vai acontecer o mesmo que aconteceu com os argentinos e seu TR-1700 inacabado e abandonado a décadas.).
Sinceramente… estes problemas não existem…. O próprio Skaf da Fiesp já disse que a economia vai melhorar já no segundo semestre… e a Lava Jato também já está terminando… o próprio Moro já declarou que espera que seja encerrada até dezembro…
portanto, tire suas conclusões…
Uma conclusão que chego é que este receio que você tem não existe… e sendo o prosub um plano de estado e não de governo, não há o porque o contrato ser encerrado…
Abraços
Já a minha preocupação não é com falta de dinheiro e nem com lava jato alguma, afinal está tudo correndo bem até agora, é só ler o proprio tópico que estamos comentando aqui. O que está me preocupando é este novo governo NÃO ELEITO E COM HISTORICO ENTREGUISTA que vem por ai. Todos estes que estão por vir, lá já estiveram e foi justamente na época em que as forcas armadas mais foram sucateadas, fiquemos atentos e espero que nossos Almirantes, Generais e Brigadeiros também o façam, chega de ser subservientes e subalternos a interesses de nossos “amigos” do Norte.
O vice presidente foi eleito.
Boa tarde Fernando na minha humilde opinião acho tens um pouco de razão quando fala de políticos entreguistas pois estes que estão aqui estregaram todo o nosso dinheiro para outros países como Cuba, Venezuela, Bolívia e mais alguns isso sem falar nos desvios, mas acho completamente sem cabimento dizer que nossos políticos entregam o Brasil aos amigos do norte (EUA) acho que os americanos não precisam se esforçar para bagunçar nossa economia nem em prejudicar o nosso Brasil pois nós fazemos isso sozinhos se tem algum culpado nisso tudo somos nós mesmos pois não cobramos de nossas forças armadas uma melhor gestão do dinheiro que recebem e também e colocamos políticos que se dizem do povo mas pelas costas nos roubam e riem da nossa cara quando dizem que agora eles podem tomar vinho que custa mais de 20 mil reais a garrafa, isso sim é entregar o pais ou melhor afundar o pais.