DUGWAY PROVING GROUND, Utah – As tentativas de resgate aerotransportado de três veículos aéreos não tripulados, apelidados de Gremlins, estavam a poucos centímetros do sucesso na última série de testes de voo da DARPA, que começou em 28 de outubro. Cada X-61A Gremlins Air Vehicle (GAV) voou para mais de duas horas, validando com sucesso todas as posições de vôo de formação autônoma e recursos de segurança.
Nove tentativas foram feitas no engajamento mecânico dos GAVs para a lança de atracação estendida de uma aeronave C-130, mas o movimento relativo foi mais dinâmico do que o esperado e cada GAV em última instância, pousou de paraquedas com segurança no solo.
“Todos os nossos sistemas pareciam bons durante os testes de solo, mas o teste de vôo é onde você realmente descobre como as coisas funcionam”, disse Scott Wierzbanowski, gerente de programa para Gremlins no Escritório de Tecnologia Tática da DARPA. “Ficamos a poucos centímetros de conexão em cada tentativa, mas, no final das contas, não estava perto o suficiente para ativar o sistema de recuperação.”
Horas de dados foram coletados em três voos, incluindo interações aerodinâmicas entre a lança de atracação e o GAV. Esforços já estão em andamento para analisar esses dados, atualizar modelos e designs e realizar voos adicionais e tentativas de recuperação em uma quarta implantação nesta primavera.
“Fizemos grandes avanços no aprendizado e na resposta aos desafios tecnológicos entre cada uma das três implantações de voo de teste até o momento”, disse Wierzbanowski. “Estivemos tão perto desta vez que estou confiante de que várias recuperações aerotransportadas serão feitas no próximo desdobramento. No entanto, como acontece com todos os testes de vôo, sempre há incertezas e desafios do mundo real que precisam ser superados.”
O objetivo do programa Gremlins é demonstrar o lançamento aéreo e a recuperação aérea de quatro GAVs em 30 minutos. A capacidade de recuperações aéreas seguras, eficazes e eficientes expandirá dramaticamente o uso potencial de veículos aéreos não tripulados em situações de conflito.
Os GAVs podem ser equipados com uma variedade de sensores e outras tecnologias específicas para missões. Eles também podem ser lançados de vários tipos de aeronaves militares, mantendo os recursos menos consumíveis fora do alcance das defesas adversárias. Após a recuperação aérea dos GAVs, eles seriam transportados de volta ao solo, onde as tripulações poderiam prepará-los para outra missão em 24 horas.
A Dynetics, subsidiária integral da Leidos, está desenvolvendo os veículos Gremlin.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN
FONTE: DARPA