A indústria nacional de defesa foi tema de debate, nesta semana, do programa Brasilianas.org, exibido ao vivo pela TV Brasil.
A edição da última segunda-feira (25) contou com a presença do ministro da Defesa, Celso Amorim. Participaram também do programa o diretor titular do Comitê de Defesa da Fiesp, Jairo Cândido, e o conselheiro da Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança (Abimde), Claudio Moreira.
Ao longo do debate, mediado pelo jornalista Luis Nassif, os convidados avaliaram a importância e os recentes avanços da indústria de defesa no Brasil – em especial após o advento da Estratégia Nacional de Defesa (END), lançada em 2008.
O encontro também discutiu o orçamento de Defesa do Brasil e novas oportunidades geradas pela negociação, com transferência de tecnologia, dos caças suecos Gripen para a Força Aérea Brasileira (FAB).
Reforma política nesse país, se ocorrer ainda neste século, não será pela iniciativa dos congressistas e sim do povo indignado lotando as ruas e exigindo que se faça. Mas, não apenas ela, a tributária, a do judiciário, etc,etc.
Reformas a parte, temos que louvar mais esta iniciativa de divulgação através de um dos órgãos da mídia mídia, da dinâmica de recuperação da base industrial nacional de defesa, promovida pela END. Quanto mais a sociedade for informada acerca de possíveis e prováveis ameaças ao seu desenvolvimento e a sua soberania mais rápida e melhor será a sua conscientização geral sobre a necessidade de apoiar os investimentos nas Forças Armadas.
A mídia através de programas de rádio que tem grande penetração nos mais distantes locais deste imenso país deveria ser melhor utilizada neste sentido, promovendo debates e discussões com o público e incentivando-o a participar de pesquisas. Shows, demonstrações, exposições e até a internet, tem alcançado um público menor e mais seleto, tá mais do que na hora de levarmos o conhecimento sobre as nossas Forças Armadas até o povo, em vez de ficarmos tentando trazer o povo a força até as nossas Forças.
Gostaria de saber, realmente que caixa-preta é essa ?, quando se pergunta em relação a ” POLARIS “, (por volta de 31:25 de exibição do vídeo), ele nosso Ministro da Defesa, mais uma vez ” escorrega “, dando uma de leão da montanha, a famosa saída pela direita, ” Vou apurar anotar direitinho e saber ? “. Ora meus amigos, ele sabe muito bem o que acontece ! , esse tipo de pergunta que não estava no programa da entrevista, geralmente se recorrer a esse tipo de resposta !
Enquanto não acordamos que temos que fazer as reformas para esse pais se deslanchar de vez não vai ter dinheiro para saúde , educação , obras de infra estrutura , defesa, etc. Não é justo um parlamentar no Brasil ganhar mais do que um nos EUA todo partido que chega ao poder enrola e não faz que tem que se fazer uma reforma politica diminuiria a sangria que a despesa da União com os parlamentares também uma reforma dentro das forças armadas aqui nós temos mais oficiais do que soldados muita gente para mandar e poucos para trabalhar.