O primeiro dos seis submarinos Scorpene, de projeto francês, foi completamente construído e agora está em fase de testes no Mazgaon Docks Limited (MDL).
De acordo com o calendário definido pela Marinha indiana, e o construtor, as entregas devem começar em setembro de 2015, com um navio lançado a cada ano.
De acordo com um oficial, que está a par do programa, o submarino está terminando de ser equipado com as antenas e o periscópio, e está passando por verificações da sua funcionalidade.
Os testes vão simular as condições encontradas quando submerso, para verificar se tudo está funcionando corretamente. Enquanto isso, outra equipe se preocupa com o trabalho interno. Funcionários da DCNS também estão acompanhando os trabalhos realizados no MDL.
O projeto Scorpene, também chamado de Projeto 75, continua sendo um dos projetos de defesa que teve seu prazo adiado mais vezes, desde que foi assinado com os franceses em 2005. Com vários prazos não cumpridos, devido à probemas e imprevistos “relacionados com o equipamento” de acordo com funcionários do MDL, os submarinos ainda seriam “insuficientes” para atenderem às capacidades submarinas da Índia.
Isso ocorre principalmente porque os primeiros quatro submarinos não vão ser equipados com AIP (Air Independent Propulsion) qualificando-os como submarinos “diesel-elétrico normais”, ou seja, um tipo de sistema que já foi desconsiderado pela maioria das marinhas.
O AIP permite que um submarino permaneça submerso por mais tempo, sem ter a necessidade de vir a superfície para recarregar suas baterias. Esta situação pode denunciar a sua posição.
FONTE: TAA
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: Defesa Aérea & Naval
Padilha, a opção pela não adoção do AIP (estou lendo “A ESTRATÉGIA NAVAL BRASILEIRA NO PÓS-GUERRA FRIA”, DO Cmte José Augusto Abreu de Moura, para não ser tão leigo no assunto) para o S-BR foi técnica ou econômica?
Qual a grande vantagem de ser maior, ter maior tripulação se tem um poder de ficar submerso por tempo limitado.
Se pensarmos seriamente sejamos sinceros, não temos dinheiro para uma frota nuclear, isso é um fato.
Deveríamos investir em uma frota convencional, mas com AIP, pois os cenários mais prováveis de confrontação serão contra grandes potências, não contra nossos vizinhos de fronteira. E neste caso para um país como Reino Unido, Estados Unidos ou França citando exemplos que tem frotas nucleares e forças de aviões e helicópteros destinados a localizar submarinos, especialmente quando estes tiverem que vir à tona para “respirar” e recarregar.
Alguém discorda?
CABE RESSALTAR Q NOSSA MARINHA NÃO OPTOU PELO SISTEMA AIP POR DIVERSAS RAZÕES ALÉM DA FINANCEIRA E QUE JA FOI DITO AQUI…EM VEZ DISSO ELA OPTOU POR UM SCORPENE MODIFICADO,TANTO QUE ELES SERÃO OS MAIORES SCORPENES JÁ FABRICADOS PARA PODEREM TER MAIOR RAIO DE AÇÃO E MAIOR ESPAÇO PARA TRIPULAÇÃO SUBSTITUINDO ASSIM O SISTEMA AIP
Cledson boa noite. Aprovei seu comentário com a tecla Caps Lock mas por favor, não comente mais em maiúsculas. Ok?
Dizer que o AIP ja foi desconsiderado pela maioria das marinhas não significa que o diesel seja pior. Tem que relativizar o emprego desses tipos de propulsões de acordo com a capacidade de cada país e a situação de sua costa (extensa, curta, relativa). Assim como nem todos podem ter SSN, nem todos podem – ou precisam – ter “SKAIP”.
Deve-se levar em conta por exemplo o custo de manutenção e operação. Quanto custa o emprego da tripulação desse sistema? Será que precisa de mais oficiais? Será que o consumo de combustível e logistica compensa a operação dos AIPs? Não estou menosprezando esse tipo de submarino, afinal teremos um mais caro ainda. É claro que quanto mais oculto for o submarino, mais perigo e eficiente ele será.
Deveríamos, portanto, classificarmos essas modalidades de propulsão por categoria e não rivalizá-los.
Quanto ao submarino indiano, é interessante acompanharmos o “crescimento” desses navios como forma de comparação com os nossos: ritimo de entrega, bota-fora, lançamento, comissionamento…
e os submarinos do brasil vao ter AIP?
Não… A MB optou por não utilizar o AIP nos SBR.