Curitiba – O Parque Regional de Manutenção/5 completou, no dia 1º de outubro, a marca histórica de manutenção de 3° escalão (fosfatização) em 10.000 unidades do Fuzil 7,62 M964 (FAL).
Iniciado em 2008, tal projeto reestruturou a linha de produção de manutenção de fuzis daquela organização militar com a ampliação de oficinas, aquisição de máquinas e equipamentos e rigorosas metas estabelecidas rigorosas de 150 fuzis por mês. A reformulação do processo de produção baseou-se no “Sistema Toyota de Produção”, melhorando as rotinas e procedimentos de trabalho.
A manutenção de terceiro escalão de fuzis 7,62mm envolve basicamente duas oficinas: a de Armamento Leve e a de Tratamento Superficial, além de uma Estação de Tratamento de Efluentes, que trata o resíduo proveniente da fosfatização e consequentemente preserva o meio ambiente, e de um túnel de tiro para a realização do tiro técnico balístico, almejando desta forma, uma manutenção confiável e segura em 100% dos fuzis.
Tal projeto, incluído no plano Diretor da OM, estabeleceu como meta fosfatizar todos os fuzis da 5ª Região Militar em sete anos. A Estação de Tratamento de Efluentes é certificada pelo Instituto Ambiental do Paraná.
FONTE: EB
Brazuca,
O projeto MD-2 vai estender-se até 2030 para total substituição dos M964. Daí a razão principal. A secundária é a reserva estratégia, já que o calibre será mantido no novo fuzil além do 5,56mm.
CM
O fuzil 7,62 fal está com as horas contada p ir p vala né . No lugar dele os novíssimos fuzil IMBEL IA2 calibres 5.56 e 7.62.
Eu não entendo prq a gastar dinheiro com manutenções fal se eu li em vários sites militares que serão substituidos pelos da imbel?