A Rússia e o Brasil assinaram um projeto de cluster aéreo, outros projetos também fomentam parceria russo-brasileira.
Uma das notícias mais concretas do Fórum Empresarial “Brasil-Rússia: direções estratégicas de cooperação” foi a assinatura de um memorando de cooperação entre a empresa russa Irkut, produtora de aviões de passageiros de nova geração, e o estado de Paraná para a implementação de um centro aeroespacial na cidade de Maringá.
O acordo assinado prevê também o fornecimento do avião russo MS-21 ao Brasil. O MS-21 é um avião que no momento está na fase final de produção pela empresa Irkut. O avião, cujo primeiro voo está planejado para 2016, terá a capacidade para de 150 até 212 assentos de passageiros.
Além disso, o centro em Maringá produzirá peças e fuselagens para o MS-21. Assim, o Paraná será o único estado do Brasil onde serão montados aviões russos.
Para Adalberto Netto, diretor-presidente da Agência Paraná de Desenvolvimento, que falou com exclusividade à Sputnik nas margens do Fórum Empresarial, esta assinatura significa que Paraná está se tornando o “estado líder nas relações Brasil-Rússia”.
“É um passo muito importante para confirmar a aproximação do Brasil com a Rússia não em commodities como proteína, que é importante, mas em tecnologia, a parte em que a Rússia é muito forte. E além do Irkut, estabelecemos também um acordo com o MEPhI, Universidade de Física, para desenvolver a transferência de tecnologia e o desenvolvimento de tecnologia russa no Brasil. Trata-se das áreas de robótica, de mobilidade, saúde e todas essas tecnologias chaves do MEPhI”, explicou Netto.
O acordo com a universidade inclui um projeto de intercâmbio de estudantes e docentes: “Deste modo, esperamos levar a língua e a cultura russa ao Brasil e vice-versa”, comentou o diretor-presidente da agência.
No ano passado, foi dado um impulso à cooperação e mobilidade acadêmica entre a Rússia e o Brasil no âmbito dos BRICS. A internacionalização – tanto no Brasil, como na Rússia – foi definida como uma das metas principais do desenvolvimento do espaço científico e acadêmico no âmbito dos BRICS.
A tecnologia é o foco principal da cooperação. Além da parceria com a Irkut e o MEPhI, há um acordo com a produtora de fármacos russa Biocad, que terá representação no Brasil. “Esta parceria com a Biocad irá representar um investimento de 160 milhões de dólares”, destacou Adalberto Netto.
Segundo Netto, a atual situação de crise econômica internacional não irá afetar seriamente a parceria bilateral. “O Brasil tem a necessidade, a Rússia quer investir, mas é um processo demorado”, confessa.
As relações russo-brasileiras estão agora na fase ativa. O Fórum Empresarial contou com a participação de uma larga delegação brasileira, chefiada pelo vice-presidente da República, Michel Temer (que nesta quarta-feira, 16, participou de um encontro da Comissão de Alto Nível com o primeiro-ministro russo, Dmitry Medvedev, e assinou uma série de importantes atos bilaterais). Segundo Adalberto Netto, em outubro, o governador do estado de Paraná, Beto Richa, estará em Moscou para assinar mais 4-5 acordos na área de energia. Já em janeiro de 2016, uma delegação da Federação da Rússia fará uma visita ao Brasil.
FONTE: Sputnik
e em que ano ficará pronta essa fabrica de peças de aviões russos em maringá se é que terá mesmo?
Há uma certa confusão no texto. Me parece que o acordo é para que peças e partes da fuselagem sejam fabricadas em Maringá. E não o avião inteiro. Há um ponto onde se ĺê que querem “fornecer” o MS21 ao Brasil.
Isso faz muito mais sentido, e esses fabricantes podem vir a se tornar fornecedores da cadeia de produção aeronáutica, não só para a Russia, mas até para a Boeing, Airbus , Embraer etc.
Bom, o tempo dirá….
Abraços
Esse avião já ganhou mercado?
Esse avião já está operando plenamente na Russia?
Los hermanos em volta do Brasil comprarão esse avião?
Se comprarem será Argentina Bolivia e Venezuela?
A mão de obra será qualificada e treinada pela Russia?
O tempo dirá mas particularmente não estou nada animado.
Paraná do Beto Richa, estado líder da Rússia no Brasil….
Quá Quá Quá Quá
Este castelo de cartas não vale um tostão furado por falta de coesão ideológica…
Enquanto isso, o Rio Grande do Sul, depois de 4 anos de populismo irresponsável do Tarso Genro, do ParTido, teve de romper um convênio com a Elbit por falta de grana em casa, embora a desculpa oficial tenha sido “Solidariedade à causa palestina”….
Vou nem falar do petrolão para não ficar chato…
Enquanto isso no PR o Beto Richa manda bater em professor, e emprega toda sua família no funcionalismo público, sendo que nem no local do trabalho aparece, lamentável a situação política do país atualmente, o Paraná merece mais que isso, pena que tem pessoas com ideologia tão grandes que não são capazes de perceber o quanto este Sr está prejudicando nosso estado.
Errado. Dinheiro nao tem bandeira. Ao contrario da esquerda que faz negocios por afinidade, empreendedores buscam as melhores oportunidades. Dai a incapacidade da esquerda de governar.EUA, China, Russia ou Uruguai, isso nao importa, desde que haja seriedade na proposta.
…….faço fé neste empreendimento…..o Paraná merece…..
Que empresa aérea vai deixar de adquirir aviões Airbus da Família A-320 ou Boeing da família 737 para comprar esse jato russo? Como se vê é mais um daqueles acordos com mais barulho do que resultado prático….
Não sou muito entendedor de aviões comerciais, mas se esse avião for realmente moderno, com motores econômicos, que estejam no mesmo nível de consumo de seus pares ocidentais e possuir um valor de aquisição abaixo de um Boing , Airbus não vejo porque não comprariam, mas não sei se esse é um projeto novo e qual é o seu grau de confiabilidade, pelo menos nunca li em nenhum lugar sobre a que desse modelo, a estrategia Russa deve ser nacionalizar partes do projeto para que seja fácil o financiamento via BNDS, mas ai já é outra estória.
Existem países importantes que tem desavenças com a Europa e os EUA devido a questões estratégicas e não querem correr o risco de sofrer embargos ou depender de fornecedores que não consideram confiáveis….ou ainda por condições desfavoráveis de pagamento( valor da moeda e balança comercial)
O Irã tem um mercado de 90 milhões de habitantes e devido a embargos comerciais das
nações ocidentais não tem peças nem aviões civis modernos…É UM MERCADO BILIONÁRIO!
Países da CEI ou mesmo da America latina como a Argentina e Bolivia que tem problemas com dólar podem pagar com moedas como o nosso Real através do Banco dos BRICS.
Os países do sudoeste Asiático podem adquirir também devido ao preço mais competitivo…
Africa está com o mercado de aviação civil em franca expansão e poderíamos intermediar as vendas por meio do Banco dos BRICS e devido aos nossos custos de produção tenderem a se tornar mais baratos ao longo dos próximos anos(ajuste estrutural) teremos um produto bom e barato.
Se o custo beneficio for melhor, por que não comprar?
Conheço bem a região de Maringá e também de Londrina, são cidades maravilhosas e que crescem em ritmo bastante além da média nacional… falar que não haveria mão de obra nessas localidades é bobagem.
Lógico que a Irkut terá que trazer especialistas sênior de cada etapa de produção para trabalhar na planta como encarregados e repassarem os conhecimentos aos novos contratados, assim como terá que oferecer treinamentos para operadores dos diversos tipos de maquinário e técnicas de manuseio e aplicação de materiais, etc… A tarefa não é fácil, mas com apoio governamental e vontade se torna perfeitamente possível, o povo quer trabalhar, quer aprender uma profissão e milhares de pessoas adorariam trabalhar em uma fábrica de aviões.
Resta saber se há mercado para eles…
Há mercado com certeza !
Tanto no Brasil quanto na América Latina , se olharmos a nossa volta podemos ver países com a
estrutura de aviação civil toda por fazer….Guiana , Suriname, Bolívia, Paraguai , Uruguai…região norte do Brasil. Fora as aeronaves antigas que precisam ser substituídas…
Esqueci do mercado do Caribe e da América Central , a frota de muitos países ali é envelhecida e precisa de substituição…Cubana de Aviación precisa renovar geral!
Não que isso seja importante, mas em termos de presença eslava, o forte do Paraná não é a colônia ucraniana?!
De qualquer forma, não deixa de bom a concorrência, além do fato de mais uma empresa de tecnologia fazer acordos de intercâmbio em tecnologia, desde que seja realmente sério. Espero que não ofereçam aos estudantes tecnologia de conhecimento de como construir um teco-teco.
Com certeza, os executivos da Embraer estão muito duvidosos e ao mesmo tempo analisando a questão.
Caso não passe de bravata russa, a Embraer, que nunca quis se arriscar em jatos maiores, quando um dia avançar no mercado nacional, neste seguimento, já poderá ter uma concorrente instalado no seu próprio quintal. Até aí, nenhum problema, pois este seguimento já é ocupado pela Airbus e pela Boeing, mesmo não tendo linha de montagem por aqui.
O “problema” é se a russa passar a explorar jatos menores, no mesmo seguimento da Embraer. Eles não entrariam nesta concorrência agora porque a marca deles vai precisar primeiro abrir mercado e credibilidade.
Não vejo problema nenhum em ter uma fabrica russa em solo nacional concorrendo com a Embraer , o monopólio da Embraer é péssimo para o Brasil e para a mão de obra local !
Quanto mais postos de trabalho abrirmos no Brasil para manter nossos engenheiros aqui, melhor será para o Brasil.
Prezado Gabriel,
Aonde assino embaixo?
Sds
A Irkut precisa de um parceiro local forte e me perdoem os que são de Maringá, ou mesmo os paranaenses como um todo, mas acredito que não seria o Paraná o melhor local para montagem de uma aeronave desse porte, pois falta expertise de mão de obra, instalações e empresa forte local neste ramo. Se ainda fosse no RS, MG, SP, ou RJ eu até acreditaria.
Até mais!!! 😉
Mão de obra basta contratar de outros lugares , instalações são construídas rapidamente nos dias atuais , havendo demanda o mercado faz toda a estrutura.
O Pessoal do Sudeste falou a mesma coisa tentando desencorajar os coreanos da Hyundai a montar uma fábrica no Goiás , mas hoje a fábrica é um sucesso !
Gabriel, realmente, mas o problema é meter a cara numa empreitada destas em tempos de crise econômica e sem um parceiro local forte, mas se eu estiver enganado, você pode me citar qual parceiro no Paraná teria condições de meter a cara num negócio destes?!?! O caso de Goiás é um exemplo de uma das questões que eu citei, ou seja, parceiro forte (Grupo CAOA), bem como a implantação em tempos de bonança econômica.
No mais, eu rogo para que dê certo, o problema é que só força de vontade não dá certeza de êxito.
O Paraná tem banqueiros importantes , tem a demanda do agronegócio pela aviação regional e de suporte a agricultura e é hoje o Estado que mais se industrializa no Brasil .
Desculpas aceitas, não se engane com o Paraná, pois é um dos estados mais desenvolvidos e ricos da nação, e nessa região de Maringá começa a surgir um polo aeronáutico, já se instalarão ali fabricas de pequenos aviões e helicópteros, tudo começa de baixo.
Não duvido, só acho que é um passo grande demais para o tamanho da perna, ainda mais em tempos bicudos. Quando as fábricas dos pequenos aviões e helicópteros ganharem massa industrial, ai sim seria o momento ideal para uma empreitada deste tamanho. Como você mesmo colocou, tudo começa de baixo para cima e uma aeronave do porte do MS-21, definitivamente, não é o caminho citado, mas o inverso (de cima para baixo).
Wellington , não sei de onde você é. Mas certamente não é do Sul.
Como paranaense, posso te afirmar que , somos um povo , instruído , capaz e trabalhador. Infelizmente o Paraná não tem força política à altura de sua riqueza. No campo da tecnologia , não vemos problema algum , em fabricar partes , ou mesmo uma aeronave completa, principalmente quando o projeto já está pronto como é o caso aqui. Venha conhecer o Paraná , nossas principais cidades, aí você verá o quanto somos capazes e desenvolvidos.
Aurélio, em nenhum momento estou querendo depreciar o Estado do Paraná, muito menos os paranaenses (tenho parentes daí). A questão passa longe de tão somente ter força de vontade, peso político ou instrução, muito menos organização urbana.
Tomará que tudo de certo,o Paraná merece e já passou da hora de se investir nos demais estado como um todo, chega dessa de só SP e RJ, precisamos desenvolver todo o país, o bom seria se a Irkut montasse uma fábrica aqui, pois acredito que uma outra montadora de aeronaves faria muito bem ao país !
Exatamente , eu falo isso há muitos anos …
Aliás o monopólio da Embraer é horrível para o Brasil , se houvesse concorrente no Brasil eles não tinham tratado com desprezo o ministro russo e não seriam arrogantes como são hoje!
Eu fico bobo como alguns comentaristas de internet se doeram mais com esse episódio do que o próprio ministro russo.Amigo a Embraer é uma empresa privada, ela recebe quem ela quiser ok. Você fala de monopólio da Embraer, como se construir avião fosse a mesma coisa que fabricar um carro, chegar ser esdrúxulo falar em monopólio neste caso, por um acaso você conhece algum país que tenha duas ou mais fabricantes de aviões civis para evitar esse mal do MONOPÓLIO que você comentou acima?
A Embraer é uma empresa privada sim, mas ninguém pode negar a “ajuda“ que o Estado brasileiro fornece a essa empresa,por exemplo ela ira receber tecnologia de ponta da SAAB,via FX-2 totalmente de graça,isso sem falar no KC-390 um projeto da FAB !
O problema não esta em ser uma empresa privada,mas nas atitudes da empresa para com um aliado do país,na hora de receber as benesses ela é uma empresa brasileira,mas quando lhe convém ela é uma empresa privada que pode fazer oque quer !
Existem vários casos de países com mais de um fabricante de aviões : EUA , CHINA , CANADA , RUSSIA ….O PRÓPRIO BRASIL !
Nós temos pequenas fabricantes que são tratadas de forma injusta quando o governo cobre a Embraer de subsídios.
Não é a toa que chamam o Paraná de a “Russia brasileira”
Sim, de fato, possuem uma colônia bem representada por lá, aliás, o sul não tem nada de Brasil, mas parece Europa rsrs, muito melhor do que essa bagunça que é o sudeste.
E ainda sendo uma “bagunça”, comporta os tres estados economicamente, mais fortes do Brasil.
Dizer que o sul não parece o Brasil por temas migratorios é esqueçer que Sampa tem a maior colonia italiana e Japonesa do pais, e que o Rio foi centro de mistura de todas as raças chegadas ao desde fora ou desde outros estados.
Somente acertaste ao dizer que o sul parece a Europa, mais isso sucede somente em alguns aspectos.
Sobre o termo bagunça, me arriscaria a dizer que todo o Brasil é uma verdadeira zona.
E além de russos, existem também uma colônia bem grande de Ucranianos por aqui.
Novos negócios são sempre bons, mas esse eu só acredito VENDO.
Acho que a EMBRAER não possui interesse tão cedo em projetar um avião maior que EMB – 195, o foco dela é continuar com excelência e suas aeronaves.
Acredito que o projeto russo não seja um concorrente.
Olá ! Sou morador de Maringá e fiquei sabendo sobre esses acordos envolvendo a cidade aqui no DAN. Esse tipo de notícia parece não interessar muito a imprensa convencional, não ?
Parabéns e obrigado pela matéria !
Boa tarde Senhores!
Se tal acordo realmente vingar, será muito proveitoso para todos. Já pensando em EMBRAER, aí fica difícil a empresa sair do EMB-195 que tem capacidade máxima para 124 passageiros, já que o jato comercial russo irá preencher justo a faixa acima entre 150/212 passageiros.
Vejamos o que o tempo nos dirá.
CM
Maravilha!
Parabéns Paraná !