Um acordo assinado pelas duas empresas em junho, tornou a Saab um fornecedor preferencial para o portfólio de veículos da Oshkosh Defense. A parceria já está em andamento na integração do Barracuda Mobile Camouflage System (MCS), da Saab, no Joint Light Tactical Vehicle (JLTV).
A parceria é uma boa notícia para as forças armadas que desejam aumentar o nível de gerenciamento de assinaturas nos veículos táticos avançados.
“O sistema Barracuda é líder de mercado. Trabalhando juntos, podemos fornecer aos clientes uma gama extraordinaria de soluções que otimizam sua capacidade de engajar o inimigo e suas chances de sucesso no campo de batalha.” disse Niklas Ålund, Diretor de Estratégia e Desenvolvimento de Negócios da Unidade de Negócios Barracuda da Saab.
“O Barracuda Mobile Camouflage System é uma abordagem de última geração para redução de assinaturas para pessoal e veículos no campo de batalha do século XXI”, disse John Lazar, vice-presidente e gerente geral de programas internacionais da Oshkosh Defense. “Estamos orgulhosos de integrar esta solução, que combina inovação de camuflagem de ponta com o Oshkosh JLTV – o veículo tático leve com rodas mais avançado do setor”.
Em 2015, a Oshkosh Defense ganhou o contrato para fornecer ao Exército dos EUA um número inicial de 17.000 JLTV, e agora, está negociando um contrato para fornecer mais 15.000 veículo. Há também um interesse crescente no JLTV internacionalmente, com compromissos de sete Forças Armadas da OTAN e aliados, incluindo Bélgica, Lituânia, Eslovênia, Montenegro, Macedônia do Norte, Brasil e Romênia.
Niklas Ålund disse que os avanços na tecnologia de sensores nos últimos anos significam que as forças armadas estão cada vez mais expostas, e o gerenciamento eficaz de assinaturas tornou-se essencial para todas as plataformas. “Onde quer que você vá no mundo, o campo de batalha é mais transparente do que nunca. O número de sensores e o desempenho dos sensores está crescendo exponencialmente. Para manter uma vantagem estratégica, as forças armadas precisam investir na gestão de assinaturas”.
Johan Stjernfeldt, chefe de marketing e vendas da unidade de negócios Barracuda, disse que após o acordo, o trabalho começou em duas integrações do Barracuda MCS para JLTV. “Estamos trabalhando na integração de sistemas MCS para ambientes florestais e urbano.
O interesse no MCS está crescendo na OTAN, na Europa e no Departamento de Defesa dos EUA. Muitos aliados dos EUA já têm o sistema MCS em uso em suas plataformas de veículos terrestres existentes, expandir essa oferta para incluir as plataformas leves, médias e pesadas da Oshkosh Defense é uma excelente oportunidade de crescimento para a Saab”.
Embora o foco inicial da cooperação seja em torno do Barracuda MCS e Oshkosh JLTV, o acordo também prevê que a Saab pode vir a fornecer outros produtos para integração em veículos da Oshkosh.
A qualidade comprovada e a tecnologia nas várias unidades de negócios da Saab, combinadas com as comunidades de usuários atuais e potenciais da Oshkosh Defense, sugerem que haverá maior colaboração entre as duas empresas. A abordagem modular para a integração do sistema de missão da Oshkosh Defense é garantir a seus clientes que seus sistemas funcionarão perfeitamente em seu veículo Oshkosh.
Alguns exemplos de produtos da Saab que podem ser potencialmente adequados para integração incluem sistemas MSHORAD, sistemas CBRN e soluções médicas.
Johan Stjernfeldt diz que há uma série de semelhanças entre a Saab e a Oshkosh, além de serem líderes de mercado, estabeleceram uma base sólida para colaboração. “A Oshkosh Defense e a Saab estão comprometidas em atender nossos clientes, realizando negócios com os mais altos padrões de ética e conformidade, fornecendo foco contínuo nas tecnologias mais recentes para manter nossos combatentes globais seguros e garantir que eles voltem para casa”.