Por Luiz Padilha
Finalmente após mais de 17 anos de espera, o navio patrulha oceânico ORP Ślązak (241), derivado de uma corveta MEKO A100, saiu para os primeiros testes de mar em busca de seu comissionamento junto a Marinha polonesa, que tinha grandes planos para a construção de até 7 corvetas multifunção chamadas a época de classe Gawron.
A classe Gawron era na verdade uma variante do projeto MEKO A-100 desenvolvido pelo estaleiro Blohm + Voss na Alemanha. A construção do primeiro navio da classe começou em 2001, mas o programa sofreu com os constantes cortes de verbas, sendo encerrado em fevereiro de 2012, porém, em outubro de 2013 foi assinado um contrato para completar o casco existente como um OPV, navio de patrulha oceânico “pesado”. Em 2 de julho de 2015, o navio de patrulha ORP Ślązak (241) foi batizado e lançado, com seu comissionamento previsto para 2018, podendo ser prorrogado para início de 2019.
Um dos motivos do atraso, foi a demora na escolha da configuração final do sistema de armas do navio. Um único navio foi concluído e será comissionado sem o armamento principal, (não terá lançador VLS, nem mísseis antinavio), transformando-o num navio de patrulha oceânico “pesado” ao custo de 100 milhões de PLN.
O novo OPV polonês foi construído pelo estaleiro Stocznia Marynarki Wojennej e possui as características abaixo:
Deslocamento 1.800 tonnes (standard), 2.150 tonnes (full load)
Comprimento: 95.2 m
Boca: 13.5 m
Calado: 3.60 m
Propulsão: 1 × GE LM2500+ gas turbine ,2 × MTU 12V595TE90 diesel engines
Velocidade: 30 kn (56 km/h)
Tripulação: 97
Sensores e sistemas: Thales SMART-S Mk 2 search radar, Thales STING-EO Mk 2 fire control radar e Thales MIRADOR Electro-Optics
Armamento: Canhão 1 × 76mm Oto Melara, 2 × 30mm Oto Melara Marlin-WS, 4 × 12.7mm WKM-B machine guns, 4 × Grom surface-to-air missile
1 Convoo sem hangar
NOTA DO EDITOR: O consórcio Águas Azuis (Thyssenkrupp e Embraer Defesa e Segurança), está concorrendo no programa das corvetas classe Tamandaré para a Marinha do Brasil, justamente com o modelo do qual o OPV polonês deriva, a corveta MEKO A100. Saiba mais clicando na imagem abaixo!
14/11 – quarta-feira, bnoite, Padilha vamos torcer para que não aconteça o mesmo com as CCT, e, no final se tornem navio patrulha. É, aproveitando, a partir de hoje (14/11) faltam exatamente 30 dias para o lançamento do sub scopene pelo almtes Leal.
Barrosão polaca. ???