A Marinha Real Holandesa (Koninklijke Marine) revelou o design e o nome do seu futuro Combat Support Ship (CSS), o HNLMS Den Helder. É a primeira vez que um navio de guerra holandês recebe o nome da Base Naval Den Helder. “Isso faz justiça à cooperação entre a cidade e a Marinha”, explicou a secretária de Estado, Barbara Visser. “A cidade de Den Helder é a base logística de todos os navios de guerra holandeses e de alguns belgas também. No mar, em operação, o navio também fornecerá o mesmo apoio logístico, além disso, o nome se encaixa dentro de uma tradição de nomear navios de guerra com nomes das cidades holandesas”.
O CSS vai prover outras unidades da Real Marinha Holandesa com combustível, munição e víveres e, para este fim, o navio terá duas posições para realizar a transferência no mar, também vai possuir um amplo convoo com hangar, para realizar operações aéreas. No convés superior, o CSS também possui uma área destinada ao transporte de contêineres. O navio possui duas lanchas RHIB (Rigid-hulled inflatable boat) a bordo, podendo ser equipado com dois FRISC (Fast Raiding, Interception and Special Forces Craft).
A Damen Schelde Naval Shipbuilding programa entregar o CSS em 2023 e este navio será o primeiro de uma série de novos projetos. Nos próximos anos, o Ministério da Defesa holandês pretende substituir os navios caça minas, as Fragatas Classe M e os submarinos.
Modelo do teste nº 10.000
O Comandante da Força Naval, Vice-Almirante Rob Kramer, teve a honra de manobrar o navio em realidade virtual, até a sua futura base naval. Em seguida, o modelo em escala entrou no tanque de testes do MARIN (Maritime Reserch Institute Netherlands), se tornando o modelo do Nº 10.000 do instituto. O MARIN é o maior instituto de pesquisa independente do mundo neste campo.