No dia 28 de setembro, o Navio-Tanque Marajó (G27) foi transferido para o Setor Operativo, depois de concluir o Período de Manutenção (PM) e Revitalização, iniciado em outubro de 2009, sob a coordenação pioneira da Empresa Gerencial de Projetos Navais (EMGEPRON) e o controle da Diretoria-Geral de Material da Marinha (DGMM).
Com vistas ao retorno à plena capacidade de operação com os meios da Esquadra, o G27 realizou, no período de 01 a 05 de outubro, exercícios e manobras, em cumprimento aos eventos previstos pela Comissão de Inspeção e Assessoria de Adestramento (CIAsA) para a Verificação Inicial (VI) de sua Inspeção Operativa e aos eventos previstos para a Vistoria de Segurança de Aviação (VSA), movimentando-se na área marítima do Rio de Janeiro (RJ).
Os exercícios programados foram conduzidos pelo Comandante do 1º Esquadrão de Apoio, Capitão-de-Mar-e-Guerra Carlos Eduardo de Moura Ramalho. Ao final dos eventos, o navio ingressou na Fase II de Adestramento e está apto para operar com aeronaves.
Os adestramentos no mar em Fase II estão previstos, visando a realização da Verificação de Eficiência de sua Inspeção Operativa.
Sua tarefa principal é reabastecer no mar os navios da Esquadra.