Um cargueiro C-17 da USAF chegará à cidade na próxima segunda-feira (10) ao Aeroporto Internacional de Cabo Frio, na Região dos Lagos do Rio, trazendo os dois helicópteros SH-16 (SH-70 Seahawk), para a Marinha do Brasil.
Os helicópteros chegarão desmontados em três partes, que serão montadas no local após os procedimentos da Receita Federal. Depois de montadas, as aeronaves serão abastecidas e seguirão para o Esquadrão HS-1, na Base Aérea de São Pedro da Aldeia.
Esta é a segunda vez que o cargueiro vem dos Estados Unidos trazendo cargas para a cidade. A operação de descarregamento será iniciada a partir das 9h e deve durar três horas. Em seguida, o cargueiro retornará ao país de origem.
FONTE: G1
é pelo menos pararam de comprar equipamento militar de segunda mão, que é quase uma cultura brasileira, como diz 2 e melhor que 1.. ,
Estes sh16 são novos? De segunda mão? Virão mais?
Conforme noticiamos anteriormente, ambos são novos.
Sim para um país de dimensões continentais com é o Brasil ao menos meia dúzia de C-17 seria muito bem vinda principalmente se tratando de anseios internacionais como a tão sonhada cadeira definitiva no conselho de segurança da ONU.
Ufanismos a parte hoje poderíamos sim ter o C-17 assim fechando um ciclo para a aviação de transporte da FAB o trio com C-295,KC-390,KC-767MRTT,C-17 colocaria nossa força aérea com capacidades sem igual no continente, acredito que uma oferta por parte dos EUA possa acontecer nos próximos três anos devido a uma série de fatores.
Com uma aeronave que nem esta deslocamentos seriam facilitados devido as características da mesma e sua grande capacidade de transporte,a mobilidade proporcionada seria benéfica não apenas para as forças armadas mas sim para as mais variadas agências governamentais entre outras inclusive universidades…
O apoio nas missões de calamidade pública aqui e fora, o transporte pesado e a economia para os cofres públicos visto que não seriam necessárias escalas em muitos dos voos porque a mesma é dotada com a capacidade de REVO e assim prolongando o alcance. Se formos analisar a fundo o tema são mais “prós” do que “contras” para a obtenção destes vetores.
O Brasil tem a possibilidade de estruturar uma força de transporte pesado com o C-17, não me venham comparar com os EUA e sua capacidade de transporte global com seus C-5M, o Globemaster II está de muito bom tamanho e veja que nações como Austrália, Canadá,UK,Hungria (Otan sistema de rodízio com 3 C-17),Kwait,Qatar,índia,EAU o utilizam como seu transporte pesado.
Acredito também que mais alguns países possam adquirir o mesmo como Arábia Saudita,França,Coréia do Sul,Taiwan e talvez até mesmo o Japão e quero ser otimista e colocar o Brasil nesta lista tbm.
Todos os países que compraram o C-17 fizeram pedidos adicionais, e vejam que mesmo com a entrada do A-400M a Inglaterra vai manter os seus Globemaster em operação conjunta, ou seja mais capacidade para eles que tem bases dispersas a muitos km de distância do seu territórios como a das Falklands.
Uma aeronave com poucos rivais no mercado internacional, o IL-76 Russo e o Y-20 Chinês,
o primeiro tenta a anos bater o C-17 mas sua motorização e ausência de inovações em tecnologia barram a sua evolução e vendas apesar de ter sido fabricado em grande número mas já esta superado, o segundo um desenvolvimento usando como base o “76” porém incorporando muitas inovações como por exemplo aviônica digital e muitas partes em material composto.
O avião chinês acredito que é o que chega mais perto do C-17, mas isso é assunto para outro debate.
Ficamos na esperança de um dia ter o Boeing a serviço do Brasil.
Acho um absurdo ter que se submeter á Alfândega em procedimentos militares, um Almirante me falou que, no caso do reparo da Fragata em missão no Líbano, enviar os sobressalentes seria mais burocrático que repara-la rapidamente na Itália, como aconteceu.
Na melhor das hipóteses eu concordaria em permitir o acesso da Alfândega na pista da Base Aero-Naval de São Pedro da Aldeia.
Ninguém briga mais pelo que é certo…..
Se não estou enganado,
no EUA , quando se trata de cargas das forças armadas , somente militares credenciados pelas próprias forças armadas, podem atuar como agentes de alfandega…
https://help.cbp.gov/app/answers/detail/a_id/910/~/how-to-become-a-military-customs-inspector
Para isto ser uma realidade temos que tirar metade dos politigos do brasil e mantar eles para o deserto fim
Concordo plenamente com o comentário do “poorman”, tais aeronaves seriam de extrema importância para as forças armadas brasileiras, principalmente se levarmos em conta o nosso maior envolvimento em forças de paz da ONU.
Falando em C-17, um país do tamanho do nosso, nunca foi cogitado ter pelo menos uns quatro aviões desta categoria? Tem países com menor extensão territorial tem oito. Não seria um complemento ideal em transporte de cargas para os KC’s?