A HENSOLDT apresentou na exposição International DSEI (Defense & Security Equipment International) em Londres uma nova variante de sua bem-sucedida série de radares navais SharpEye. O radar Mk 5 é o primeiro radar de navegação SharpEye de matriz aberta de 80W, especialmente voltado para embarcações militares menores que exigem capacidade total com disponibilidade de espaço limitada.
“O SharpEye fornece ao usuário o radar mais capaz de sua classe, que permite um desempenho excepcional contra pequenos alvos, com ajuste mínimo do usuário”, diz Russell Gould, diretor administrativo da HENSOLDT UK, anteriormente Kelvin Hughes.
“Os radares Kelvin Hughes SharpEye foram instalados em mais de 30 Marinhas e Guardas Costeiras em todo o mundo, e o Mk 5 disponibiliza essa tecnologia para uma ampla gama de embarcações navais.” O SharpEye é um radar de pulso Doppler operando na banda X para navegação e conhecimento da situação. Ele traz tecnologia de ponta, como a tecnologia de transistor de potência de nitreto de gálio (GaN), o que lhe confere desempenho superior na detecção de pequenos alvos em diversas direções, melhorando assim o sucesso da missão e a capacidade de sobrevivência de navios militares.
Ele possui as mesmas qualidades de detecção que os outros radares maiores para embarcações menores, mas operará com uma fonte de alimentação de 24V DC ou CA. Seu conjunto de scanners de banda X de 1,3 ou 1,9 m também pode girar em velocidades padrão ou altas, para atender às necessidades de atualização de embarcações de alta velocidade. O MK5 pode ser usado apenas como sensor de radar (por exemplo, para embarcações USV / drones) ou emparelhado com nosso monitor Manta Radar / ECDIS para fornecer uma solução completa de vigilância para o operador humano.
Descrição das bandas SharpEye X e S
A tecnologia de radar SharpEye I Band e E / F Band (X e S Band) atende aos desafios de detecção de marinhas, guarda costeira e agências de fronteira, oferecendo o melhor desempenho em todas as condições, bem como a flexibilidade a ser otimizada para necessidades específicas de detecção, Navegação, Pesquisa de superfície, Controle e Recuperação de helicópteros, Interface com sistemas de câmeras e Links bidirecionais para sistemas de gerenciamento de combate.
FONTE: Hensoldt UK