Por Luciano Veneu
Apresentado em agosto de 2023, o Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), projeto desenvolvido pelo Governo Federal brasileiro e voltado para o crescimento econômico por meio do investimento em infraestrutura, contempla um aporte de aproximadamente US$10 bilhões destinados ao Orçamento de Defesa.
Dentro dessa nova política pública, destaca-se a ênfase ao desenvolvimento da Base Industrial de Defesa (BID), com os projetos de aquisição das três Forças Armadas (FA) incluídos nominalmente, como o Projeto Fragatas Classe Tamandaré e os Programas Estratégicos “ASTROS” e “FX-2”, da Marinha, do Exército e da Aeronáutica, respectivamente.
Logo, quais seriam os impactos para a BID brasileira desse novo Orçamento e, por consequência, para a capacidade dissuasória do país?
Ao analisar o PAC, encontra-se como destinatário o setor de Defesa para o investimento de US$10 bilhões. Dessa verba, boa parte será utilizada para o fomento da BID nacional, além da manutenção dos meios já utilizados pelas Forças. Como exemplo, o Projeto Fragatas Classe Tamandaré recebe prioridade, com construção em estaleiro nacional e com a geração de cerca de dois mil empregos diretos e mais seis mil empregos indiretos.
Além disso, o projeto proporciona o desenvolvimento de tecnologias autóctones, que permitirão ao Brasil maior
independência do mercado internacional e aumentarão a capacidade dissuasória do país. Ademais, fornecerá um meio naval de capacidades atualizadas à Força, renovando-se a Frota de Superfície.
Todos os projetos de modernização supracitados contemplados pelo PAC têm em comum o desenvolvimento da BID nacional, com a produção em território brasileiro e destinada à utilização no serviço ativo das FA. Com os investimentos focados em programas de transferência de tecnologias estrangeiras e no aumento da produção tecnológica nacional, a BID se expande para capacitar os meios de combate do país, permitindo aquisições e desenvolvimento bélico sofisticados.
Ademais, ela pode permitir, futuramente, a exportação desses produtos, gerando renda e empregos no Brasil. Portanto, o aporte financeiro proporcionado pelo novo PAC permitirá o incremento da capacidade dissuasória das FA de forma geral, com tecnologias atualizadas às novas demandas de combate do século XXI, melhorando o
estado de prontidão das FA brasileiras e a afirmação do país como produtor de material bélico.
Logo, observa-se a importância do PAC para o desenvolvimento da BID nacional, com produtos autóctones, geração de empregos e potencial econômico e político de futuras vendas no mercado de Defesa internacional. Além disso, a possibilidade do incremento da capacidade dissuasória poderá permitir ao país buscar seus objetivos estratégicos de forma mais autônoma e independente de atores externos.
FONTE: Boletim GeoCorrente
Vamos aos fatos, já que o gado sofre de amnesia seletiva:
F-x1/2 passou FHC, passou 2x Lula e foi assinado na Dilma 1
Prosub: Lula
H-XBR: Lula 2
Kc-390: Dilma 2
Tamandaré: Bolsonaro
Napant: Bolsonaro
KC-30: Bolsobaro
TH-X: Bolsonaro
Centauro: Bolsonaro (pt tentou melar sem sucesso)
F-x2 segundo lote iniciado no Bolsonaro e vai terminar no lula 3
Novamente pro gado entender, sao todos programas de Estado, nenhum de governo. Nenhum deles fez mais que suas obrigacoes…
Pac é mais uma fraude petista. So mudar nome do que ja estava em curso pra requentar coisas velhas e parecer q estão acrescendo algo.
Fx adiaram por 13 anos. So assinaram pq nao dava mais pra empurrar.
Submarinos vai demorar 20 anos os 4 praticamente. 10 anos de atrasos.
Helicopteros caracal empurrados guela abaixo e com 10 anos de atraso. Pagaram uma fortuna por suposta TOT inutil.
E so pra lembrar aos aduladores de corruptos que defendem quem criou mensalão e petrolão= o governo Bolsonaro passou por uma pandemia em metade do seu tempo. Esqueceram que voces pregavam o fecha tudo?
Concordo.
Ladainha besta de quem só deve estar lendo notícias das forças armadas brasileiras hoje.
Porque 90% do que se realiza começou no governo do PT.
Ou como é muito mais provável e o choro de quem queria continuar BOTANDO NO BOLSO, o dinheiro militar e dos CARGOS CIVIS.
Vamos aos fatos:
F-x1/2 passou FHC, passou 2x Lula e foi assinado na Dilma 1
Prosub: Lula 2
Kc-390: Dilma 2
Tamandaré: Bolsonaro
Centauro: Bolsonaro (pt tentou melar sem sucesso)
F-x2 segundo lote iniciado no Bolsonaro e vai terminar no lula 3
Todos programas de Estado, nenhum de governo. Nenhum deles fez mais que suas obrigacoes
Programa FCT começou em 2017. Ah sim, antes que me esqueça: sem vontade política, não se compra nem um carrinho de mão.
Tamandaré: governo Temer.
Boa tarde Padilha será que a MB vai receber verba do PAC defesa para PFCT?
Obrigado
Abs
Tá. Vamos aos fatos: o programa FX-2 , que está em pleno andamento só existe porque foi concretizado em 2013. Só lembrar quem era a presidente na época. Inclusive estão sendo negociados mais um lote de 12 a 15 caças adicionais, negociação essa que começou ano passado. Basta lembrar quem assumiu ano passado. O mesmo se dá com o programa PROSUB, que começou em 2008.Basta lembrar quem era o presidente naquele ano. Pergunto ainda: cadê a dita renovação da artilharia de tubo do EB, que diziam, em 2019 que iria melhorar em muito esse aspecto? O EB recebeu umas peças de segunda mão dos EUA em 2020/2021 e ficou por isso mesmo. Quem era o presidente do verdadeiro (ex) des governo na época???
Fx2 foi afiafo pelo pt por 13 anos e so ocorreu pq nao tinha como postergar mais
Verdade total. Tentando passar pano para um desgoverno geral e irrestrito.
O autor desse texto teve o trabalho de escrever nada com coisa nenhuma. Nao acrescentou nada, do que todo mundo já sabe, é o famoso choveu no molhado!
Parece mais um artigo encomendado para falar bem de coisas que sabemos que nao vao tao bem assim…
Tamandaré com deficit de 3 bi, Astros com uma empresa mais desorganizada que a casa da mae joana e o Gripen vindo em conta gotas pois, a exemplo de todo resto desse desgoverno, nao deve estar pagando corretamente e está recebendo exatamento pelo que pagou…
Como diriam meus netos, buguei!
Exatamente.
Pois é!
Pois é. No govêrno anterio choveram caças, não é?
Choveu tambem dois A330, sendo que um o lula quer exclusivamente pra ele, com internet de 13 milhoes e com todo luxo que existe, enquanto o mesmo fala para seu eleitorado ter apenas uma tv em casa.
E a pandemia cara páluda
Ladainha besta de quem só deve estar lendo notícias das forças armadas brasileiras hoje.
Porque 90% do que se realiza começou no governo do PT.
Ou como é muito mais provável e o choro de quem queria continuar BOTANDO NO BOLSO, o dinheiro militar e dos CARGOS CIVIS.
Já tomou tua tubaina com pão e mortadela hoje??
Aproveita, o dinheiro do Pix termina em julho.