O almirante de esquadra Gilberto Max Roffé Hirschfeld, novo coordenador do Programa de Desenvolvimento de Submarinos (PROSUB), conheceu a linha de produção das novas embarcações no parque industrial da Nuclebrás Equipamentos Pesados S/A (NUCLEP), em Itaguaí. Pela primeira vez na indústria, ele ressaltou que estava impressionado com a grandiosidade e capacidade de produção.
Ele participou antes de uma visita do comandante geral da Marinha de guerra do Peru, almirante Carlos Roberto Tejada Mera, às obras do estaleiro naval e à sede da Unidade de Fabricação de Estruturas Metálicas (UFEM), ao lado do presidente da NUCLEP, Jaime Cardoso. Para o almirante Max, além de demonstrar a qualidade da indústria nacional, o parque fabril reitera a posição da Nuclebrás como uma das principais empresas estratégicas do país.
– Sempre ouvi falar da NUCLEP, mas nunca tive a oportunidade de conhecer seu parque industrial. Fiquei impressionado, principalmente porque vemos aqui uma indústria preparada para produzir os cascos dos submarinos, fabricando equipamentos para o programa nuclear brasileiro e em ação em componentes para a Petrobras. Essa é uma grande indústria – frisou o almirante Max.
Ao lado do almirante de esquadra José Alberto Fragelli, que coordenou o programa até recentemente, e do diretor industrial da NUCLEP, Liberal Enio Zanellato, ele pode ver todo o processo produtivo, desde o corte da chapa até a montagem final dos cascos. Conheceu também equipamentos únicos no país, que estão sendo homologados com a produção do submarino brasileiro e representam o que há de mais moderno e inovador na área de tecnologia de produção.
Para Zanelatto, a visita abre novas perspectivas, já que a NUCLEP terá, mais uma vez, a oportunidade de mostrar sua qualificação de uma das melhores indústrias pesadas do mundo. Para a produção dos submarinos – incluindo um a propulsão nuclear –, dentro de um programa de transferência de tecnologia com a DCNS francesa, muitos profissionais foram enviados a Cherbourg, no norte da França, para serem qualificados em tipos especiais de soldagem.
– Estamos orgulhosos de participar de um programa estratégico para a Nação, como o PROSUB, e reiterar a posição da NUCLEP como centro de excelência profissional. Nossa empresa tem por meta quebrar paradigmas e mostrar que a qualidade da indústria brasileira é referência em todo o mundo, assumindo desafios e conquistando sempre o reconhecimento de nossa capacidade produtiva – concluiu o diretor industrial Liberal Zanelatto.