Por Guilherme Wiltgen
Em um comunicado de imprensa, a Defense Security Cooperation Agency (DSCA) informou que o Departamento de Estado autorizou a venda de 12 aeronaves A-29 Super Tucano via FMS (Foreign Military Sale) para o Governo da Nigéria, um negócio estimado em aproximadamente US$593 milhões.
A aeronave “apoiará as operações militares nigerianas contra organizações terroristas do Boko Haram e do Estado Islâmico na África Ocidental e nos esforços para combater o tráfico de ilícitos na Nigéria e no Golfo da Guiné.
Essa autorização de venda reforça ainda mais a campanha do Super Tucano no programa OA-X da USAF.
Good Bye A-29
a venda foi via fms, ou seja os americanos q vão financiar, Vamos dizer q comprar da embraer seria igual financiar um imovel de forma tradicional, e comprar da sierra nevada um minha casa minha vida q depende do governo americano aprovar a grana.
A venda foi realizado pelos EUA, ou seja, um presentão para a EMBRAER (na prática venderam um produto de uma empresa brasileira). Mais uma vez os Estado Unidos levando a diante esse projeto. Há diversos componentes de empresas americanos no Super Tucano…a Embraer tem parceria com a Sierra Nevada, uma empresa americana de aviação, dessa forma, certamente grande parte do Super Tucano será construído nos EUA, pois há fábrica da Embraer nos EUA (Florida) e alguns aqui no Brasil, além disso umas das restrições do FMS é que o material seja construído tantos porcento nos EUA.
Só para esclarecer para quem é leigo, a EMBRAER não é uma Estatal, é uma empresa privada com sede no Brasil, mas tem ações cotadas na Bolsa de Valores dos EUA e Brasil (50% das ações em cada casa), ou seja, é uma empresa e como tal precisa gerar receita e lucros.
Enfim, fico muito feliz com essa notícia!
O Super Tucano não será mais fabricado no BR. Só nos States..
Os A-29 têm suas fuselagens produzidas em Gavião Peixoto (SP), depois as mesmas são embarcadas para os EUA onde é feita a montagem nas instalações da EMBRAER em Jacksonville e a Sierra Nevada faz a integração dos sensores. Ou seja, a empresa e o Brasil ganham com a encomenda em que pese a grita dos arautos do atraso em seu nacionalismo e desenvolvimentismo pueril e tosco.
Fabricados no Brasil ou nos EUA?
Alan,
Alguns componentes são fabricados lá.
A restrição está no uso de muita tecnologia americana embarcada no A-29, por isso a venda passa pela aprovação dos americanos via FMS
Alan, sinal verde sim, pois os nigérianos querem comprar dos americanos e aproveitar o crediário das casas bahia das compras militares (vulgo FMS). Se quisessem podiam comprar direto da embraer no Brasil e não tinha nada de sinal verde ou qualquer outra cor. Mas também não teriam o mesmo preço, juros e prazo que o FMS oferece.
Alan, o A-29, possui muitos componentes americanos, para vendermos para certos paises, precisa de autorização deles. Ou/e tambem porque o A-29 está sendo montando na Sierra Nevada (Americana).
como assim recebe sinal verde ? qual é a restrição de venda