Madrid – A Navantia lançou na quarta-feira, em suas instalações em Ferrol (Galiza), o HMAS Adelaide, o segundo navio construído para a Royal Australian navy (RAN).
O lançamento ocorreu com quatro meses de antecedência, proporcionando maior tempo para testes no início de 2014, quando o casco será transportado para a Austrália, para a conclusão e entrega pela BAE Systems Austrália, em Williamstown.
O evento contou com a presença da Embaixadora da Austrália na Espanha, Zorica McCarthy, que estava acompanhado pelo vice-presidente da SEPI, Federico Ferrer, e o CEO da Navantia, José Manuel Revuelta, além do presidente da Xunta, Alberto Núñez Feijoo, e o delegado do governo na Galiza, Samuel Juarez. Junto a eles estavam os chefes das Marinhas da Austrália e Espanha, Vice-Almirante Ray Griggs e Almirante Manuel Rebollo, respectivamente.
A madrinha foi a Sra. Maureen Banks, viúva do Capitão Norman Banks, que durante muitos anos comandou uma fragata que também levava o nome da cidade australiana de Adelaide, a FFG 01 da Classe Oliver Hazard Perry, americana.
Falando à imprensa após o evento, Federico Ferrer salientou que a busca de novos contratos é “a prioridade número um” da Navantia.
FONTE e FOTO: Navantia