O segundo grupo de quatro LLC (LHD Landing Crafts) para a Marinha Real Australiana chegou a Sydney, no dia 5 de fevereiro. As quatro unidades sairam de Cádiz, no dia 27 de dezembro e chegaram ao cais de White Bay, sendo depois, levados a reboque para a base HMAS Waterhen, onde serão preparados para entrega à DMO (Defesa Material Organization) australiano.
Navantia entregou as primeiros quatro unidades de LLC em maio passado. Estas lanchas de desembarque, de um total de doze, foram projetadas para operar com os navios anfíbios ALHD Canberra e Adelaide.
As principais características dos LLCs são:
Comprimento total: 23,30 m.
Largura: 6,40 m.
Calado: 2,80 m.
Propulsão: dois motores de 809 kW diesel, dirigindo dois propulsores de jatos de água através de caixas de câmbio.
Velocidade: mais de 20 nós
Autonomia: 190 milhas a plena carga
Flexibilidade capacidade de carregamento: A lancha suporta diferentes condições de carga, que vão desde a capacidade de transporte de um tanque Abrams, várias combinações de veículos do exército, caminhão dos fuzileiros ou um conteiner de 20 pés .
FONTE: Navantia
Submarinos embora convencionais com AIP e maior deslocamento para maiores distâncias, navios de desembarca com capacidade para aviões de pouso vertical na impossibilidade de um verdadeiro porta aviões. Admirável!
Tá aí um país que está levando a defesa nacional a sério e que investe certo! Sem contar que investe pensando exatamente nas condições locais criando uma estratégia militar específica para sua realidade!