Por Guilherme Wiltgen
O Naval Group lançou oficialmente hoje, terça-feira, 11 de setembro, em Cherbourg, o programa de descomissionamento dos submarinos nucleares de primeira geração (SNLE – Sous-marins Nucléaires Lanceur d’Engins).
“Com este programa sem precedentes na Europa, o Naval Group demonstra a sua capacidade de dominar todo o ciclo de vida de Submarinos”, disse Nathalie Smirnov, Diretora de Serviços da Naval Group durante a cerimônia em Cherbourg.
A etapa final da vida dos cinco submarinos, de um total de seis, da Classe Le Redoutable da Marinha Francesa, será realizada por um período de nove anos iniciando o programa com o Le Tonnant (S614).
FOTOS: Naval Group
É triste ver uma embarcação tão complexa e cara se “aposentar” dessa forma. Penso que, depois de retiradas do mar e após um processo de limpeza profunda e desmontagem de alguns equipamentos, deveria haver um local para guardar essas embarcações para, em questões de semanas, serem novamente colocadas ao mar num eventual conflito externo. Ou até mesmo virarem museus para visitação pública, de repente ofertar passeios de 1 ou 2h para turistas mediante pagamento de uma taxa, para que todos pudessem conhecer melhor o dia a dia dentro de um submarino e ter acesso a uma experiência única. Eu mesmo pagaria para fazer um “passeio” desses.
Ricardo,
O Le Redoutable, submarino que dá nome a essa classe, está preservado e exposto na Cité de la mer, um museu maritimo localizado em Cherbourg-Octeville.
Abs,
Grato pela informação Wiltgen. Abs.
??⚓