Um míssil Hellfire desativado que tinha sido enviado pelos Estados Unidos para a Europa para exercícios de treinamento militar no ano de 2014 acabou indo parar em Cuba devido a um erro, segundo informações do jornal americano Wall Street Journal.
O míssil não tem explosivos, mas seu extravio apresenta o risco de permitir que outros países tenham acesso a sua tecnologia.
Desde 2014 as autoridades americanas tentam, sem sucesso, fazer com que Cuba devolva o Hellfire extraviado, de acordo com o The Wall Street Journal.
Investigadores americanos estão tentando determinar se o extravio foi provocado mesmo por um engano ou se foi um ato deliberado de espionagem ou sabotagem.
Um representante do governo americano confirmou a notícia para a agência de notícias Associated Press.
Tecnologia
O míssil Hellfire é guiado a laser, disparado de helicópteros ou drones e é utilizado como arma antitanques.
Citando fontes próximas da investigação sobre o extravio do míssil, o Wall Street Journal informou que ele foi enviado à Espanha, seu destino original, no começo de 2014.
O objetivo era usar o Hellfire em treinamentos militares da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).
Da Espanha, o míssil foi levado para a Alemanha e, de lá, foi enviado ao aeroporto Charles de Gaulle, em Paris. De lá, o projétil deveria ter sido enviada de volta para a Flórida.
Mas o míssil embarcou em um voo da Air France com destino à Havana, em Cuba.
O Wall Street Journal afirma que as autoridades dos Estados Unidos temem que Cuba compartilhe informações sobre a tecnologia avançada deste míssil com países como a Coreia do Norte, China ou Rússia.
Os Estados Unidos e Cuba retomaram relações diplomáticas em julho de 2015, depois de meio século de laços rompidas.
FONTE: BBC
Eu não devolveria jamais.
Concordo! parece um cavalo de troia. kkkkkkk
esse míssil nas mão de rusos e chineses não seriam usados propriamente para se desenvolver uma variante igual, mais poderia ser usado para saber coisas do tipo quais empresas fabrica seus componentes como eles são se são melhores ou piores
Historinha c jeito de um cavalo de troia….rsrsrsrsr…presente de grego para os inimigos c jeito de sabotagem e missil carregado de defeitos e Logs falsos….eh isso q parece. Sds
Preocupar com Russia e China.rs hauhauhauhauhau
Os chineses agora nem levantam da cadeira pra obter projetos seja do que for, imagina então os russos, que aliás são super entendidos quando o assunto é misseis(fora outras cossitas bélicas).
Com certeza os russos não precisam de nenhuma tecnologia presente no míssil hellfire, nem mesmo a versão Longbow que usa radar ativo de onda milimétrica, pois desde o KH-25 (AS-10 Karen) essa tecnologia já está disponível… as versões guiadas por Laser então nem se fala.
Os chineses se tinham que roubar o projeto do Hellfire já fizeram isso faz tempo… inclusive estavam recentemente até oferecendo para o Paquistão a sua própria versão do hellfire, o Blue Arrow 7 que custa um terço a menos que o exemplar americano e tem as mesmas características de peso, alcance e sistema de guia.
Muitos dos helicópteros de ataque Z-10 e também dos Mi-17 chineses já estão integrados com o Blue Arrow 7.
Desvio? Bom as teorias da conspiração podem começar, mas acredito que isso não seja lá uma grande novidades,visto que alguns exemplares deste artefato já devem estar nas mãos dos chineses e russos. Algumas aeronaves se acidentaram no Afeganistão e Iraque e estavam equipadas com os mesmos será que um ou outro não sumiram?
Mas esta notícia me deixou mais curioso pelo fato de um armamento como este estar sendo transportado por uma aeronave civil mesmo havendo um grande fluxo de aeronaves de transporte dos EUA indo e vindo da Europa diariamente, o correto não seria transportar em uma destas?
Muita coisa para ser explicado.