De acordo com o que foi relatado por meio de suas redes oficiais, o pessoal da Base de Apoio Logístico Pigué e a Brigada Mecanizada Xma do Exército Argentino (EA) participaram do Curso de Manutenção e Operação do VBTP Guarani no Brasil, ministrado no Centro de Instrução de Blindados, na cidade brasileira de Santa Maria no Rio Grande do Sul.
Apesar das dificuldades pelas quais passa, o financiamento para a venda do VBTP 6×6 Guarani pelo governo brasileiro, o Exército Argentino segue traçando planos quanto a uma possível definição na aquisição dessas viaturas de combate, que foram avaliadas no Batalhão de Arsenais 601 “Esteban de Luca” (B Ars 601) na cidade de Boulogne Sur Mer, Argentina, em 2021. Os veículos blindados são conhecidos do pessoal da EA, que também está operando atualmente na província de Corrientes no âmbito do Exercício Combinado Arandú 2023 , mobilizando meios e tropas argentinas e brasileiras.
Vale lembrar que a operação de incorporação do Guarani foi promovida pelos governos de ambos os países, sendo um marco especial a assinatura no início do corrente ano de uma Carta de Intenções com o objetivo de promover a compra de um total de 156 VBTP 6×6 Guarani destinados a equipar o EA.
No entanto, como já foi expresso em mais de uma ocasião, a questão do financiamento da operação, avaliada em aproximadamente US$ 400 milhões, é fundamental para que haja uma definição que esclareça o atual panorama de desentendimentos entre Argentina e Brasil.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN
FONTE: Zona Militar
Vão ficar insistindo mesmo nos guaranis pra esses caras?? Além de eles não gostarem da gente, não tem o mínimo de condições de pagar, são caloteiros de primeira linha.
Só o que tá faltando agora é o nine bancar os Guaranis pro canhoto Fernandez com nosso dinheiro…
Nao vamos cair no calote de Fernandez