Mesmo a Rússia tendo oferecido uma redução no custo do caça de quinta geração PAK-FA, a Força Aérea da Índia sente que ainda é muito caro, mesmo nesse custo.
A Rússia ofereceu cortar o custo do seu novo caça T-50 (PAK-FA) na transferência de tecnologia da Sukhoi sob o FGFA de US$ 6 bilhões para 3,7 bilhões para Índia. Sob a nova oferta, a Índia terá que pagar US$ 3,7 bilhões, em vez de US$ 6 bilhões, para o ToT e três protótipos do PAK-FA.
A Força Aérea da Índia no entanto, continua se opondo à ideia. Um alto funcionário da IAF foi citado pelo Indian Express, “Nós não somos a favor da FGFA. O caça PAK-FA é muito caro, mesmo com esta redução, e nós não temos certeza de suas capacidades”.
A Índia está preocupada com as capacidades furtivas, aviônicos e os motores, como os atuais motores NPO Saturn AL-41F1 que não são suficientes para alimentar a jato, reportou o National Interest.
A Força Aérea russa planeja comprar apenas 12 unidades do caça até que se desenvolva motores potentes e continua a produção de variantes do Su-35 Flanker Su-30. Isso sinaliza que a própria Rússia não poe fé no T-50.
No entanto, fontes familiarizadas com o desenvolvimento disseram que depois de ter passado aproximadamente US$ 2,4 bilhões no projeto preliminar do FGFA, a Índia não tem a opção de sair do projeto. Além disso, precisa de um caça de quinta geração para contrapor desenvolvimentos semelhantes da China e de muitos aliados dos EUA, que estão na fila para receber o F-35.
FONTE: Defense World
FOTO: Vlad Perminoff
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN
a índia passo a ser refém desse caça que claramente na faz oq promete, a índia não vai ter o dinheiro que investiu de volta, não vai ter o que queria compra inicialmente, e ta tentando ser explorada pela russia na venda de um caça que ela banco grande parte do projeto
Quer saber o que parece?
A Índia não tem é dinheiro! Seja para comprar os Rafale ou o T-50 (PAK-FA).
Quer fazer frente à China mas não tem dinheiro suficiente.
Deveria continuar no Su-30 e pronto.
O que os indianos estão pensando? desenvolver um caça de quinta geração não é barato e tampouco isento de problemas mesmo para uma indústria aerospacial competente como a russa. Querem verba? muito simples! Cancelem a aquisição do Rafale e usem os recursos para alavancar o programa. E substituam os Migs-21 pelo TEJAS. Caso contrário, que comprem o Qaher 313..rs!
HMS,
Concordo… Até aqui, não cheguei a ler acerca de nenhum grande esforço por parte dos indianos no que lhes corresponde nessa parceria; apenas trabalhos pontuais em materiais compostos, aviônicos e software. Se a parte deles estivesse em dia, poderiam realmente bater o pé e cobrar dos russos. Mas, pelo que já li, não parece ser o caso… Tanto que os russos acabaram tomando para si uma parte substancial dos esforços que cabiam aos indianos quanto a pesquisa e desenvolvimento, deixando estes últimos com certa de 15% da responsabilidade.
E convenhamos: US$ 3,7 bilhões é bem razoável para participar de 15% do desenvolvimento de uma aeronave de quinta geração que custaria inicialmente US$ 11 bilhões, receber tecnologias relacionadas, e te-la montada em solo pátrio.
Qaher 313 é sacanagem kkkkkkk…fora isso, me parece que os indianos não estão muito bem financeiramente como diziam (demonstravam) que estavam, primeiro Rafale, agora essa do T-50. Entendo que esperar a versão motorizada e com o novo radar seja a melhor escolha, mas falar que o projeto está caro é desonesto, logo, creio que estão arrastando essa história pra 2018 quando a versão completa estiver pronta (de acordo com os informes da defesa deles e se não der algum problema) …mas mesmo assim eles vão chorar.
Bem que podiam comprar o Qaher 313, porque eu estou louco para vê-lo voando ! kkk!!!
Os indianos estão com toda a razão, não faz sentido ficar comprando protótipos com desempenho inferior a versão final por esta fortuna…melhor entrar no projeto da Coreia do Sul e Indonésia.
Não se trata de “ficar comprando protótipos”… o projeto FGFA prevê a transferencia total e irrestrita de toda a tecnologia e tecnicas construtivas de um dos mais modernos caças de 5ª geração do mundo… Não se esqueça de quem é o fabricante dessa aeronave Gabriel e de tudo que a mesma é capaz de fazer.
Na minha opinião um país ter acesso e o domínio de tamanha tecnologia sem ter de levar mais de 10 a 15 anos e desembolsar 10 vezes mais do que isso para desenvolver tudo sozinho e ter a possibilidade de coprodução, receber tudo no estado da arte, sem os costumeiros downgrades americanos é uma verdadeira pechincha
Se a Índia adquirir o caça com um motor que limita o desempenho da aeronave,ela realmente estará assinando um atestado de burrice !
O FGFA prevê a aquisição do know-how do T-50 nas mesmas configurações da versão russa… todos sabemos que o AL-41F1, também chamado de “produto 117” não é o motor definitivo do T-50… O Motor definitivo tem por código o nome “produto 129” e já estará saindo de fábrica no sétimo protótipo esse ano pois já terminaram os testes de bancada e o mesmo é muito superior ao AL-41F1 que equipa os protótipos anteriores… para mim esse texto está trazendo desinformação e fazendo confusão… ou então os indianos simplesmente querem esperar para ver o T-50 com o novo motor e a respectiva cobertura definitiva que será apresentado ainda esse ano de 2016 segundo a TASS.