Representando a presidente da República, o ministro da Defesa iniciou hoje (31) visita oficial à China, para conhecer indústrias e representar o Brasil nas comemorações dos 70 anos do fim da segunda guerra mundial que, no Oriente, se realizam no dia 3 de setembro.
O ministro viajou acompanhado do chefe de Assuntos Estratégicos do Ministério da Defesa, General Gerson Menandro e do diretor do Departamento de Catalogação de Produtos de Defesa, Almirante Antônio Guerreiro. Também se juntará à comitiva para assistir às festividades a convite do governo da China, o governador do Ceará, Camilo Santana.
Como principal campo de batalha no Oriente, a China contribuiu para a vitória final dos aliados na Guerra Antifascista Mundial.
“Assim como representei a presidenta Dilma na Rússia nas comemorações dos 70 anos da vitória contra o Nazifascismo, também vim participar em Pequim destas comemorações, assistir ao desfile militar e manter encontros com autoridades chinesas e o presidente do país. Vamos aproveitar também para conhecer significativas indústrias chinesas ligadas ao setor de defesa e à academia, visando estreitar a cooperação e parceria, considerando o bom andamento das relações amigas entre a China e o Brasil e entre as Forças Armadas dos dois países”, ressaltou o ministro.
Em sua programação, o ministro Wagner assistirá ao desfile militar que se realizará na Praça do Povo, na sexta-feira, dia 3 de setembro. As cerimônias alusivas aos 70 anos de aniversário da vitória dos aliados na Segunda-Guerra Mundial e contra o Nazifascismo iniciam neste dia, com recepção, foto oficial, desfile militar, e recepção de gala.
Antes, na quarta-feira, dia 2, Wagner participará de jantar com o presidente da China Xi Jinping, oportunidade em que destacará o êxito da contribuição do país para manter a paz e criar um futuro melhor para toda a humanidade.
Hoje (31) à noite, o ministro e comitiva participam de recepção oferecida pela Embaixada do Brasil em Pequim.
Wagner aproveitará sua visita à China para conhecer algumas indústrias ligadas ao setor de defesa do país.Estão programaddas visitas a China North Industries Corporation (Norinco), a China Nacional Eletronics Import and Export Corporation (CEIC), e a China Shipbuilding Industry Corporation (CSIC). O ministro também se reunirá com os diretores da Academia China Aerospace Sciense and Industry Corporation (CASIC).
A agenda da terça-feira (1º) inclui ainda audiência com o diretor geral da Administração Estatal de Ciência, Tecnologia e Indústria para a Defesa da China, Xu Dazhe.
Na quarta-feira (2), pela manhã, o ministro participará da cerimônia de assinatura de um acordo entre a empresa chinesa de aviação Hainan Airlanes e a Companhia Azul Linhas Aéreas. Em seguida irá à Academia de Tecnologia Espacial da China (CAST).
Logo após as comemorações, o ministro retornará ao Brasil.
FONTE: MD
As TYPE 054A seria uma boa opção para Mb bem melhor do que as fragatas que possuímos hoje que estão praticamente no fim da sua vida útil e bem mais baratas do que as ocidentais.
Com essa crise atual .. ja n sei mais se essa mania de ”presença” do nosso ministro da Defesa … se faz oportuna pro país .. ou mera questão de oportunidade própria pra si …
Da China eu só olharia com atenção para o LPD TYPE 071; pois os demais implicam em doutrinas diferentes das nossas.
Tecnicamente o Type 071 também implicaria mudanças doutrinarias, pois é projetado para operar LCAC´s, assim como os San Antonio…
Sds.
Vai não so passeio mesmo amigo afinal nos e que pagamos a conta
“Oportunidade em que destacará o êxito da contribuição do país para manter a paz e criar um futuro melhor para a humanidade” aham… Entendi… Mas combinaram isso com os vizinhos da China?
Anões…
Sds.
Ele vai visitar algum estaleiro chines nossa marinha está precisando de navios novos os ocidentais custam caro e com a tal transferência de tecnologia fica praticamente inviável para um orçamento pinga , pinga igual nosso.