A MBDA disparou um míssil MMP de uma torre operada remotamente montada em um veículo terrestre 4×4 pela primeira vez, sendo este o terceiro cenário da campanha de lançamento do MMP realizada no campo militar de Canjuers, no sul da França, com o apoio do Exército francês e da Direction Générale de l’Armement (DGA).
Realizado no modo “fire and forget” (dispare e esqueça), o lançamento consistia em atingir um alvo representando outro veículo blindado, localizado a aproximadamente 3.500 metros de distância, terminando com um acerto direto no alvo, confirmando a precisão da mira e o “locking-on” para um alvo de longo alcance da torre, bem como a qualidade e robustez da guiagem.
Este disparo complementa as atividades de desenvolvimento realizadas pela MBDA no MMP e na torre remota IMPACT para equipar veículos blindados leves. Com o MMP agora como referência de mercado para sistemas de mísseis de combate terrestre de quinta geração, o IMPACT atende às expectativas de vários parceiros industriais que desejam equipar seus veículos com todas as suas capacidades. A MBDA desenvolveu a arquitetura modular do IMPACT para ajudar na integração. Também há pontos em comum com a torre Mistral ATLAS RC, com a qual compartilha 80% de seus componentes.
Francis Bordachar, conselheiro militar da MBDA, disse que “O desenvolvimento de uma família de torres simplifica as atividades de integração, suporte e treinamento para nossos clientes. Com este sucesso, estamos cada vez mais demonstrando a adequação do sistema MMP às diferentes expectativas das Forças Armadas. A MBDA conseguiu demonstrar a facilidade de integração do MMP em uma torre leve, como também comprovou com a integração e qualificação do MMP no Jaguar, que será validado por uma campanha de tiro no início deste ano”.