A MBDA deu início a entrega de mísseis ASRAAM (Advanced Short Range Air-to-Air Missiles) para integração no F-35B do Reino Unido.
O primeiro míssil foi entregue nos EUA em janeiro, junto com a BAE Systems, que realiza a integração dos armamentos na versão do F-35 destinado a Royal Air Force (RAF) e a Royal Navy (RN). O ASRAAM será o primeiro míssil a armar o F-35 britânicos entra na fase System Development and Demonstration (SDD) do programa, que vai proporcionar a RAF e a RN, alta capacidade dentro do alcance visual ar-ar.
O ministro da Defesa britânico, Philip Dunne, comentou a notícia da MBDA: “O trabalho para integrar o MBDA ASRAAM na aeronave F-35 Lightning II, visa fornecer uma arma no estado-da-arte, tanto para os nossos pilotos da RAF quanto da RN. A integração deste míssil também demonstra o sucesso da contribuição da indústria da defesa britânica para o programa F-35. Cerca de 15% de todos os F-35 estão sendo construídos aqui no Reino Unido, e este trabalho, é de valor inestimável para indústria britânica, suportando milhares de empregos em todo o Reino Unido”.
Estes mísseis de teste serão usados durante 2016 para uma série de ensaios de voo e campanhas de lançamentos, que será um passo fundamental para a capacidade operacional inicial da aeronave pelo Reino Unido. Os testes vão incluir a coleta de dados ambientais, a separação segura do míssil da aeronave, a integração da arma com os sistemas de bordo do F-35, ensaios e, por último, o lançamento do míssil com o engajamento de alvos.
As atividades de integração serão realizadas na Naval Air Station Patuxent River, da US Navy, e na Air Force Base Edwards, da USAF.
FONTE e FOTO: MBDA
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN