O míssil antinavio Sea Venom/ANL concluiu seus testes com um lançamento bem-sucedido na área de exercícios da DGA (Direction Générale de l´Armement) em 17 de novembro.
O Sea Venom/ANL é um projeto de cooperação desenvolvido sob o tratado “Lancaster House”, entre a França e o Reino Unido, que em breve vai começar a equipar os helicópteros AW159 Wildcat (Royal Navy) e H160M Guépard (Marine Nationale).
O teste de qualificação final visou a diferença de alvos do míssil em um cenário naval complexo e confuso.
Anteriormente, já haviam sido testados o envelope de lançamento do míssil, o envelope de lançamento e os modos de engajamento, bem como seu voo em baixa altitude e sea-skimming, LOAL (Lock On After Launch), LOBL (Lock On Before Launch), operador em loop e refinamento do alvo.
Achei interessante o conceito nas fotos.
Um míssil ar-superfície destinado a ser um vetor de arma de helicóptero ser testado a partir de um navio mercante montado num contêiner!!!
Um míssil menos comprido que caiba na lateral de um contêiner padrão pode dar vida a uma unidade de defesa missilística que na forma disfarçada de um contêiner normal poderia prover uma inesperada capacidade de defesa a navios mercantes em missão de apoio militar ou no transporte de itens de alto valor através de zonas de conflito.
Alguém tem alguma novidade do MANSUP?
Não vejo mais notícias sobre eles. Por mais que o alcance de 70km seja pouco para a realidade atual, esse seria o primeiro passo para uma nova versão próximo ao exocet block3.
Desconfio que esse de 70km ficará apenas nos ensaios, com a Mectron partindo para uma versão com maior alcance.