O sistema de mísseis evoluído Teseo MK2/E foi testado com sucesso pela primeira vez em 14 de outubro como parte do programa de desenvolvimento plurianual para a Marinha Italiana. O Teseo MK2/E é um míssil de nova geração que traz uma melhoria substancial nas capacidades antinavio da família de mísseis Teseo, conhecido no exterior como OTOMAT
O disparo, em cooperação com a Marinha Italiana, validou o design dos novos elementos do míssil e confirmou os resultados dos testes em túnel de vento da nova aerodinâmica do míssil, abrindo caminho para a qualificação da nova fuselagem e do novo sistema de propulsão, esperados para o próximo ano.
O sistema de mísseis Teseo Mk2/E apresentará uma mistura única de novas capacidades e desempenho, notavelmente por meio de um novo buscador de RF AESA (Antena Eletronicamente Escaneada Ativa), tempos de reação mais curtos e planejamento de missão aprimorado que inclui controle de mísseis em voo por meio de um link de dados de satélite.
Juntos, esses recursos avançados permitirão o combate eficaz de alvos marítimos e terrestres a longas distâncias do que os sistemas da geração anterior. Esse alcance estendido fornece maior segurança para as equipes em operações e a capacidade de conduzir ataques profundos para neutralizar ameaças vindas de posições fixas, móveis ou reforçadas localizadas no solo.
O sistema de mísseis Teseo Mk2/E é a resposta para ameaças em constante evolução que geram a necessidade de satisfazer novos requisitos operacionais. O Teseo Mk2/E foi definido e desenvolvido em estreita colaboração com a Marinha Italiana para equipar o novo PPA, Multi-Purpose Combat Ship e os destróieres de nova geração (DDX). Junto com a versão anterior Mk2/A, ele também estará a bordo das unidades navais da classe FREMM e Horizon. O sistema de mísseis Teseo MK2/E também será integrado em futuras fragatas FREMM EVO e pode ser adaptado às necessidades de clientes internacionais.
Graças ao seu altíssimo desempenho, ele representará um novo padrão no mercado de armamentos antinavio e sua variedade de missões e flexibilidade integrarão e complementarão perfeitamente o portfólio antinavio da MBDA.
Giovanni Soccodato, Diretor Executivo de Vendas e Desenvolvimento de Negócios do Grupo e Diretor Geral da MBDA Italia, declarou: “Este primeiro teste do Teseo MK2/E demonstra a validade do projeto, confirma nosso roteiro de desenvolvimento e apresenta um produto de defesa naval de ponta capaz de combater as ameaças mais sofisticadas.
Também ressalta mais uma vez como trabalhar em sinergia com o cliente traz resultados que atendem perfeitamente às suas necessidades. A decisão da nossa Marinha de equipar o Teseo MK2/E com o novo buscador AESA tornou possível desenvolver habilidades italianas no domínio de ataque profundo e permitirá que nosso país participe do programa FC/ASW em colaboração com a França e o Reino Unido, contribuindo com suporte de alto valor agregado e conteúdo tecnológico significativo.”
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN