Por Roberto Godoy
A Marinha vai investir US$ 1,8 bilhão na construção, no Brasil, de quatro corvetas médias, da nova classe Tamandaré, de 2,7 mil toneladas. Pelo projeto, serão navios avançados, com ampla carga digital, sistemas e armamento de última geração.
O projeto vai atender à necessidade da Força de renovar seus meios de escolta e de emprego geral, além de contemplar futuros negócios no mercado internacional de equipamentos de Defesa. Cada unidade vai sair por US$ 450 milhões. Os estaleiros nacionais envolvidos no empreendimento trabalharão consorciados com empresas estrangeiras, especializadas na produção e desenvolvimento de embarcações militares, em regime de ampla transferência de tecnologia. Segundo o contra-almirante Petrônio Aguiar, diretor de gestão de projetos da Marinha, a iniciativa “contribuirá para a capacitação da Marinha no domínio do ciclo completo da produção de seus próprios navios”.
Ao longo dos próximos meses, até o fim do ano, a Marinha cumprirá uma agenda de consultas técnicas aos estaleiros interessados no projeto, daqui e do exterior. O processo licitatório será encerrado em 2018. O início da construção está previsto para 2019 e as entregas serão feita no período de 2022 a 2025 – na cadência de um navio por ano.
FONTE: O Estado de S. Paulo
Entendo a imensa frustração dos colegas com o tema construção naval, mas lembro que os valores citados aqui para produtos estrangeiro raramente são claros no que eles realmente representam.os preços dados pelos estaleiros normalmente oscilam com alguns parâmetros como “conteúdo nacional”, com o ritmo de produção, com o grau de ocupação do estaleiro, com a capacidade de desembolso do cliente, com a modernidade dos sensores e armamentos, com o nível de desenvolvimento dá mão de obra do estaleiro, com a capacidade de guindastes, pontes rolantes e gruas do estaleiro, com perspectivas de exportação a terceiros países, com o grau de modificação do projeto básico pelo estaleiro incumbido dá produção… Outra coisa deixada de fora dos debates aqui é o verdadeiro objetivo das Tamandaré na MB. Aqui elas serão o produto “volume” dá força de superfície que deve ser o lado “low” de um mix “high-low” com uma fragata “World class” de 6000 tons. A corveta Tamandaré passa a ser o meio que utilizará misses brasileiros (ManSup) e radar nacional da Bradar (baseado no BAE Artisan). O plano existente (não foi cancelado ainda) prevê 18 corvetas e 12 fragatas de 6000t. Está fragata, por sua vez NÃO USARÁ MÍSSEIS E RADARES BRASILEIROS. Qualquer um aqui pode duvidar dá viabilidade deste plano, é um direito isso, mas é nessa direção que a MB está trabalhando. P.S.: esqueçam compras de oportunidade, elas simplesmente não existem no prazo demandado para o reequipamento da MB.
Por que não construí-las na Coreia do Sul? no UK? Nos States? Sei lá usem o pessoal do Itamaraty+Marinha+Min. da Fazenda e façam um acordo com os caras.
Sairia bem mais em conta e seria entregue bem mais rápido que aqui, pois precisamos delas para ontem, temos navios de 30-40-50 anos rodando,já passando da sua vida útil.
Entendo, a questão da indústria nacional, empregos..etc… Ok! Mas temos que ter, segundo a a nossa Constituição, uma Marinha OPERANTE. Se for com navio nacional bem, se não for amém! Desde que estajam prontos e operacionais para defender a nossos interesses nacionais.
Depois, com a Marinha operante, pois o mundo hoje é uma barril de pólvora, num segundo momento, dai sim, se faz alguns por aqui. Sempre pensando num custo/benefício+otimização. É difícil usar o bom senso?
Abs a todos
_RR_
Pras saber o preço real de fato .. so buscando infos na Dinamarca.(ou alguem da imprensa buscar informação sobre .. criando ate mesmo um ”lobby ” ) . mas o preço oferecido ao Canada batia uns 350 mi
Jr,
Duvido e muito que esses navios espanhóis ficassem menos que US$ 500 milhões cada se fossem efetivamente adquiridos… A legislação que define compras de materiais bélicos, estipula conteúdo nacional e parceria com empresas nacionais. E isso não sai de graça…
————-
BrunoFN,
US$ 350 milhões por uma ‘Iver’, só se for custo de construção… Acho muito difícil um navio desses não sair o dobro disso no final, independente do que se faça… E se for adquirido pelo Brasil, pode esperar aí quase US$ 1 bi por navio…
———–
Amigos, só pra se ter uma ideia, os alemães estimam o custo de sua futura corveta K-131 em cerca de 700 milhões de Euros por navio…!
Graças ao aumento do conteúdo de alta tecnologia, dificilmente vai ter navio barato daqui pra frente…
Pessoal… Peguem leve…
A MB não estará só comprando corvetas. Estará pagando para desenvolve-las e pela consultoria estrangeira… Logo, é evidente que haverá um preço muito maior por navio do que normalmente o seria…
Pais rico e outra coisa … 1.2BI por corveta e uma sacanagem …. PROSUB esta ai quase parado … Classe Macae indefinida … 5 amazonas pra sair do papel e nada .. mas vamos sim gastar 4.8 bi em 4 corvetas .. via BNDES talvez .. uma Classe Iver Huitleflddt custa 350 mi de doletas navios de 6.500 ton .. mas ta certo .. vamos sim vender essas corvetas a rodo por ai .. so tem pais rico por ai .. 450 mi de deletas em um unica corveta ta certinho .. acho q falta um poco de decência ou realismo a propria MB .. quem mt quer acaba n tendo e nada .. e esse deve ser o caminho da MB .. e seu mundo paralelo … e ainda dizem q n vamos ter dindin pra um ”Ocean” ?? isso e troco de pinga ue.. q a MB faca sua magica e vire de fato uma força militar n simplesmente uma ”Estatal”
U$ 1,8 Bi…
Gastos em uma Corveta Gambiarra…
Acho acertada a aquisição, não sei qual TOT, pois discutimos aqui que seriam as tamandares considerando que o projeto sendo nosso não nhaveria necessidade de transferência. Seria do recheio. Caso sejam construidas aqui poderiam utilizar do mesmo modelo dos scorpene e que por sinal vai de vento em popa ( na medida do possível).
A Navantia ofereceu uma fragata da mesma tonelagem das Niterói 3.800 toneladas por 450/500 milhões, ou seja, vamos gastar em 4 corvetas de 2000 e tanto toneladas o que daria para comprar 4 fragatas de 3.800
Obrigado Padilha……..entendi o pqe da demora….a LAAD esta tomando seu tempo, mas deve valer a pena e o retorno de infos c certeza para todos aqui vai ser muito bom. paciencia eh uma virtude q nao tenho muita rsrsrsrs Sds
Esqueçam, nossa história está se repetindo.
Nao temos dinheiro para isto e, oportunamente, faremos compras de oportunidade enquanto a construção destas corvetas se arrastam em estaleiros improdutivos e mal preparados chorando por verbas que se atrasam indefinidamente..
No estado precário em que se encontra a força de superfície da MB acho que seria encomendar a produção na China (isto se tiver dinheiro), pois pelo andar da carruagem já em 2022 não vai sobrar quase nada. Se faltar dinheiro para construir, a solução seria comprar de prateleira para, pelo menos, manter alguma coisa navegável, mas se faltar dinheiro até para compra de prateleira aí é fecha a conta e passa a régua.
AS CV 3 Tamandaré , serão preparadas para receber sonar rebocado, mas não os terão inicialmente. Foi mencionado que a MB poderia encomendar seções de casco a terceiros. Isso foi estudado, mas só seria viável se pelo menos 5-6 unidades fossem encomendadas inicialmente. O custo divulgado não se refere apenas a construção dos navios, mas a uma repaginada no AMRJ para poder construí-los.
Muito simples pega o dinheiro da corrupçao de volta a e da pra comprar até porta avioes de utima geracão ate quando o povo vai pagar pela incompetencia dos politicos
Porque se ter meios de qualidade se não temos quantidade?
Burrice construir e transferir tecnologia.
O dinheiro de todos estes programas.
Poderiam ter comprado quantidade, sem transferência de tecnologia.
Assim teria varias corvetas, fragata, submarino, porta elicoptero, navios de desenbarque anfíbios, patrulhas oceânica, 1 porta aviões funcionando.
Pq um carro zero, se eu preciso de 5. E daria para comprar usado.
Quando monta um time de futebol, vc joga com 11 destes 1 até 3 são estrelas. Mas o elenco é de 36 até 48 jogadores.
O Brasil precisa primeiro de elenco. Depois de 11 titulares e num futuro longe de 1 ou 2 estrelas.
Sinceridade o que temos hoje, não tem nenhum poder de persuasão.
Qualquer um conseguiria desembarcar forças anfibias em nosso continente. Basta um chamariz em um local e 2mil km de distância desenbarcar a força realmente.
Precisamos de quantidade, de guarda costeira., de alerta antecipado, de pelomenos 4 esquadra s destribuidas todas com meios titulares e reserva. Pois o jogo importante vc poem os craques para jogar.
1 esquadra de dissuasão está formada pelo o que temos de melhor, que fara as campanhas de projeção de força fora do nosso país. Exercícios internacionais.
Resumindo jogam dinheiro fora por querer construir. Encarnações caras
Compras de oportunidade monta varias esquadras
Constrói as patrulhas oceânica que temos conhecimento. Umas 50.
O Brasil ja sabe construí submarinos, para que comprar outro modelo. Fábrica 40 50 destes que teria uma persuasão considerável
Quando tiver tudo isso ae compra ou constrói um nae. Submarino nuclear etc
O que seria o ideal?
Comprar de prateleira?
Fazer logo fragatas?
Com que características?
Em quanto isso a China lança um corveta type 056 a cada 6 meses
manda fazer tudo em algum pais serio ,te garanto que estas 4 corvetas seriam entregues bem antes de 2025,se forem construidas aqui nem em 2030 veremos o cheiro delas , fora as propinas, comissões e jabacules que devem rolar .
Considerando que a Royal Navy gastou US$ 11,6 bilhões para ter seus 6 ( Global Combat Ships) Classe Darings operando, parece ser mesmo uma pechincha a construção destes navios, fica ainda a esperança de que sejam construídos em tempo, pois a ultima a ser construída demorou cerca de 17 anos para operar, sem contar que a situação econômica atual daqui, se apresenta muito pior do que antes, para permitir qualquer cumprimento de contratos com empresas no Brasil ou no exterior. Sem querer ser muito realista, mas todos os esforços para se iniciar , dar continuidade e concluir estes barcos devem ser realmente titânicos agora…….
Estaleiros brasileiros são aquele que não conseguem manter o cronograma nem de navios patrulhas de 500t? 2022 kkkkkk. Se a primeira sair até 2025 estamos no lucro.
Com a experiência adquirida com essas corvetas a construção de fragatas pode ser mais fácil, pelo menos do ponto de vista técnico e construtivo. Isso sem falar da construção dos submarinos.
Na verdade, para um país que construiu diversos elefantes (estádios) brancos pelo país essas corvetas são o de menos. É repugnante ver o país esbanjando com inutilidades caras e nesse mesmo país dos obsoletos e onerosos estádios uma mulher ter que dar a luz em um banco de hospital por que o mesmo está lotado (portanto sem unidades adequadas para aquela demanda). Isso sem falar da bostagem do Ronaldo tratando do tema.
Para um país que tinha tudo para ser um dos melhores do mundo está com tudo para ser um dos mais medíocres. Culpa do governo, da própria sociedade (que não tem moral nenhuma para cobrar dos seus representantes) e de que mais se aproveite da situação.
E viva as corvetas Tamandaré!
Acreditem se quiser que MB vai conseguir manter esse cronograma de entrega dos navios isso vai ser 3 anos para cada corveta vai passar de 2030 o assunto defesa no Brasil é visto em último plano.
Prezado Padilha, acredito q voces nao tenham compromisso senao c a livre expreessao e opiniao, porem comentei algo aqui sobre este assunto e externei meu ponto de vista. Foi deletado ou algo segundo vossa opiniao esta fora de contexto. Obrigado pela atencao. Sds
Se for usado os estaleiros daqui esses navios não sai nem a pau, se novo comando da marinha realmente é serio vai mandar esses navios serem construídos pelos estaleiros coreanos , caso contrario mais um ralo de dinheiro público .
Por esse preço é bom que a transferência de tecnologia seja completa mesmo. Caso o contrário estaremos comprando corvetas com o preço de fragatas.
Eu ia dizer que o valor de US$ 450 milhões é muito acima dos pagos por outros países por corvetas similares em deslocamento e armamento, como a sul-coreana Incheon e a britânica Khareef, dentre outras.
Mas aí eu lembrei que estamos no Brasil e se ficar em “apenas” US$ 450 milhões deveremos comemorar, pois não duvido que esse valor suba significativamente ao longo do tempo (se é que sairá do papel);
Designer stealth.
Um dos melhores estaleiros é o Daewoo, espero que seja esse. Com a entrada das duas primeiras unidades devem sair as Greenhalgs. Com a entrada das outras duas sai o restante das Inhaúmas ou a Niterói.
Pelo que entendi, o vencedor será escolhido no fim do ano e em seguida mais um ano de negociações com o vencedor para ser construído a partir de 2019. Existe a previsão que eles sejam capazes de receber o Guerreiro (“Sea Halk”), o que seria fundamental! Mas será?
Duvido q esses prazos informados acima bem como valores, sera cumprido assim como outros tantos projetos q nao se findam na MB c custos absurdamente em alevacao. Nao convence mais essas infos q sao ufanistas e plantadas. Este Godoy nao tem e nem merece credibilidade, eh so mais um aventureiro q acredita ter a verdade das FAs na ponta da caneta.
Vou comecar so pra ver onde vai parar este debate…………………….Quem aposta q isso vai comecar sem imprevistos, problemas tecnicos de projeto q serao contestados-bombardeados e q provocarao atrasos, valores extorsivos para cada unidade, judicializacao dos perdedores da concorrecia, q nao faltara a verba prometida a cada ano, …etc….ufaaa…….ta aberta a discussao. 2025….rsrsrs 2022-2025 … i hope so, , mas tudo caminha para mais uma tragedia na construcao dessas corvetas q dificilmente serao entregues nestes prazos acima. Se eu ainda estiver por aqui ate la, faco questao de comentar pro bem ou pro mal.
Revitalização do Mattoso Maia deve ser concluída ainda este ano ,,,mas as corvetas Tamandaré ,que novela sem-fim,,,,,
Essa projeção mostra uma belonave imponente, muito linda mesmo.
Não concordo com a popa aberta (não era pra ser stealth?). Faria algum sentido se fosse previsto um sonar rebocado, tipo algum da família CAPTAS (que acredito ser uma adição necessária, mas vá lá). Alguém sabe a razão para tal?
Meu medo é essas previsões, o primeiro SUB era pra ter sido entregue em 2015, até hoje nada.
Se a previsão é pra iniciar a construção em 2019 então podemos colocar mais um ou dois anos de atraso, depois, se tudo der certo, a previsão é que comece a ser entregue uma por ano a partir de 2022 a 2025, colocando mais um ano de atraso em cada, resumindo, 2030 “é logo ali”.
É perfeitamente viável esse prazo se se trabalhar com afinco.
Uma “tacada” interessante, se for possível, seria delegar a estaleiros fora do País a construção de blocos da embarcação, para depois, se for viável, monta-los em estaleiro nacional, fazendo no AMRJ a integração dos sistemas de combate. Certamente minimizaria custos e tempo; tal como os dinamarqueses fizeram com as ‘Iver Huitfeldt’, construindo seções em estaleiros estonianos e lituanos.
Bah… desculpe… mas não acredito, em 2020 vai haver um crise , ou o estaleiro vai fechar , verbas vão ser cortada , e no final 2025 só um navio vai ficar pronto….
Com esse preço, daria para comprar 05 – (Valour MEKO A200 – 327 Milhões de Dólares a unidade.
aí daqui a pouco o projeto para mais uma vez , se levará anos parado
US$ 450 milhões por cada corveta é um tais bem cara de contribuinte! Toda compra militar agora tem que vir superfaturada com essa desculpa esfarrapada de transferência de tecnologia. Quantos helicópteros a helibras está desenvolvendo depois de pagarmos os olhos dá cara para a tal ToT de mim para mim mesmo? Quantas Niterói produzimos? Quantos submarinos produzimos com a ToT dos IKL? A lista é longa, mas o fato é que gastamos muito mal o pouco que temos. Em épocas de cinto apertado, construir corvetas a preços de (quase) fragatas, ou é idiotice ou má fé.
De novo mais um erro de nossos militares, eles deveriam investir esse $ todo em 2 navios mais pesados com misseis antiaérios de médio e longo alcance, nossos militares tem uma síndrome de inferioridade, por isso sempre pensam pequeno, e numa guerra isto é um erro grave !
Desculpe , mas não é muito U$$ para 4 corvetas ? sei que sera feita a velha e conhecida transferencia de tecnologia mas mesmo assim não esta muito elevado este valor ?