Nesta quarta-feira (09), no segundo dia do III Simpósio das Marinhas da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, houve a apresentação do Chefe da Delegação do Componente Naval da Força de Defesa do Timor-Leste, que tratou do processo de desenvolvimento e do planejamento futuro da Força Naval, criada há dez anos.
Em seguida, o Comandante da Marinha do Brasil, Almirante-de-Esquadra Julio Soares de Moura Neto, iniciou sua apresentação destacando a segurança marítima como um tema crucial não só para a CPLP, mas para toda comunidade internacional. Segundo o Almirante Moura Neto, a segurança marítima está presente desde o tempo de paz e exige preparo constante e emprego permanente, estando relacionada à garantia dos interesses e da soberania nacional nas águas jurisdicionais de cada país.
Sobre a cooperação com os países da CPLP, o Comandante da Marinha do Brasil lembrou que a intensificação das relações com os países de língua portuguesa é indicada na Política de Defesa Nacional como uma das prioridades da política externa do País.
FONTE: MB