Por AV Suarez
A Colombiana Cotecmar aguarda nos próximos dias a assinatura do contrato para fornecer ao Brasil, quatro barcos de patrulha fluvial rápido LPR-40 (Lancha Patrullera de Río), um dos marcos mais importantes de uma empresa pública, pertencente à Marinha Nacional de Colombia, mas de regime privado, que alcançou reconhecimento internacional com os navios de guerra fluvial.
Além desse contrato, que a Cotecmar prefere aguardar a sua assinatura para dar mais detalhes, a empresa de construção naval lembrou de outro projeto importante com o Brasil, o desenvolvimento do patrulheiro Amazônico baseado no PAF-P, onde, além da Cotecmar, também estão trabalhando no projeto as Marinhas da Colombia e do Brasil. Segundo a Cotecmar, o patrulheiro amazônico vai iniciar a sua execução no final de 2013.
Junto com a estreita relação com a Marinha do Brasil, o Equador tem mostrado grande interesse em seus produtos, principalmente nas embarcações fluviais leves, e o Peru. Cabe destacar o interesse demonstrado pelos Estados Unidos, um país com o qual se está negociando licenciar o processo para construção de algumas embarcações. Cotecmar também está tendo contatos comerciais com o Paraguai, Jamaica e Trinidad e Tobago.
Dentro do portfólio de construção naval, manutenção e serviços industriais da Cotecmar, ela possui três modelos de navios patrulha fluviais que atendem a tamanhos e capacidades de penetração em diferentes níveis de água: O PAF-P, projetado para operar em locais remotos, servindo de base operacional móvel com capacidade de transportar sistemas de comunicação e de comando e controle, possuindo armas e convoo para helicóptero; o LPR, projetado para vigilância, reconhecimento, comunicações e centro de controle, possui armas leves e proteção balística, ideal para operar em águas mais rasas; e finalmente o PAF-L, projetado como plataforma de comunicação, inteligência, apoio logístico e missões de patrulha e controle em águas rasas, possuindo uma maior proteção balística e mais poder combatente.
FONTE: Infodefensa
Bom dia
Luiz , claro que da para entender, mas vejo a amazonia brasileira como uma área muito grande, que necessitaria de equipamentos com grande raio de ação, a propulsão deste barco oferecendo alta velocidade (inadequada para a amazonia) também me parece de difícil manutenção e inadequada para emprego nestes rios, devido a grande quantidade de materiais sólidos flutuantes (troncos, raízes, galhos, folhas de todos os tipos) que vai ocasionar frequentes paradas de operação para manutenção.
Para finalizar, o que estaria adequado para este teatro de operações são embarcações com propulsão por motor diesel com proteção dos hélices, com velocidade de 10 nos a ate 17 nos, com raio de ação de 2.500 milhas, armamento: 40mm, 20mm, 12,7mm , lança bomba tipo morteiro 85mm , ponto para helis. casco com calado de ate 1,5m e uma boa blindagem,
O tipo que se adequa : uma versão modernizada do U17 . Parnaiba .
Abs. Marcelo
Não da para acreditar!!!
Não existem estaleiros no brasil, que poderiam construir barcos muito melhores?
Pequeno, de fibra de vidro, com muito pouco raio de ação…
Deverá ser usado em que teatro de operações? Piscinas ou clubes ?
Marcelo, basta você dar uma lida no comentário do Gilberto. É claro que poderiamos construir, alias, estamos construindo navios patrulha fluviais para a MB no estaleiro INACE em Fortaleza, porém, por uma questão de estratégia, optou-se por adquirir essas 4 LPR da Colômbia.
As vezes o que o País vai ganhar pode não aparecer de forma cristalina, principalmente em se tratando de assuntos militares onde, nem tudo se pode falar, mas tenha em mente que foi uma boa opção.
Não, não é uma lanchinha de fibra como você deu a entender. Ela é 100% blindada e muito bem armada para cumprir o papel que se destina. OK?
Espero ter ajudado a tirar a sua dúvida.
Abs
Padilha
O navio patrulha que será desenvolvido a partir do PAF-P, seria o substituto da classe Pedro Teixeira ou de outra classe? A PEAMB fala no desenvolvimento de navios patrulha fluviais de pequeno e grande porte, porém não especifica o deslocamento do mesmos. Abraço
Otima opção para o Brasil, só acho que deveria-se incluir mais alguns armamentos, pois numa situação de combate em uma região ribeirinha torna-se um alvo facil.
Muito interessante esses projetos! Inclusive testados em combate na Amazonia!
Sem contar que atendem a integração sulamericana no que concerne produtos de defesa!
Eles compraram o supertucano sem contar que eles assinaram intenção de compra de 12 KC390.
Isso é lancha patrulha…………………….
Só se for para lagoa da Pampulha me BH…………………
Lancha para o Brasil é CLASSE SKJOLD……………………
Pode ir para o rio e oceano………………………………